O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto. Mas o que é exatamente folclore? Quando um fato é considerado folclórico? Quais os elementos do folclore brasileiro? E quais as principais lendas do nosso folclore? Saiba as respostas nas próximas.

 

A palavra folclore surgiu de dois vocábulos de origem anglo-saxônica: “folk” (que quer dizer “povo”) e “lore” (“conhecimento”). Folclore significa, portanto, “conhecimento do povo” ou “conhecimento popular”.

 

Aliás, a palavra folclore foi criada pelo pesquisador da cultura europeia William John Thoms (1803-1855) em 22 de agosto de 1846, quando publicou um artigo na revista The Atheneum intitulado justamente “Folklore”.

 

Afinal, o que é folclore? É difícil definir o seu significado, mas muitos estudiosos da cultura popular são unânimes na ideia de que o folclore engloba a maneira de pensar, sentir e agir do povo. Ele é transmitido de geração para geração e envolve lendas, mitos, canções, superstições, artesanato, festas, danças, alimentação…

 

Segundo a UNESCO, para se determinar se um fato é folclórico, ele deve apresentar características como tradição (deve ser transmitido através da gerações), dinamicidade (deve ser mutável), funcionalidade (deve ser inserido num contexto… CONTINUE A LEITURA

Share: