A Espanha é um dos países mais fascinantes da União Europeia, graças a seu patrimônio histórico e sua rica cultura. É a terra do flamenco, das touradas e dos bares – muitos bares. Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades sobre a sua cultura e as suas tradições.

 

Com um PIB de 1,4 trilhão de dólares, a Espanha é a quinta maior economia da Europa e a décima-primeira do mundo.

 

A Espanha é o sétimo país mais populoso da Europa e o quinto da União Europeia.

 

Sua capital e cidade mais populosa é Madrid, com 4,2 milhões de habitantes.

 

Apesar do que muitos brasileiros imaginam, nem todos os habitantes da Espanha têm o espanhol como língua principal. Além do espanhol, são falados idiomas como o catalão, o basco (ou euskera) e o galego.

 

O galego é uma língua de origem latina muito próximo do português. É falado principalmente na região da Galícia, onde estão localizadas cidades como Vigo e Santiago de Compostela.

 

O nome da província da Andaluzia vêm de Al-Andaluz, nome que os árabes muçulmanos deram à Península Ibérica.

 

A cidade espanhola de Toledo foi fundada pelos visigodos e conquistadas pelos árabes, que a transformaram num importante centro da cultura moura na Península Ibérica.

 

Localizado na região de Granada, o complexo palaciano de Alhambra (“a vermelha”, em árabe), é um dos maiores monumentos da época da arquitetura muçulmana na Espanha. Seus arabescos, colunas e chafarizes atraem anualmente milhões de turistas.

 

A cidade de Valência é uma das mais antigas da Espanha. Existem registros de sua existência no século II a.C.. Por causa de seus parques e jardins, Valência é conhecida como “a cidade das flores”. Outro grande atrativo são as festas religiosas como a Festa das Cruzes, Festa de Santo Antão, Festa de São José e as Festas Juninas.

 

Outra grande atração de Valência é o Museu de Touradas, uma instituição totalmente dedicada ao passatempo predileto de boa parte da população espanhola: as touradas.

 

Você sabe o que é Tomatina. É uma celebração em que as pessoas jogam tomate uma nas outras (ou seja, uma verdadeira guerra do tomate)? A Tomatina acontece sempre na última quarta-feira de agosto na cidade de Buñuol, Província de Valência.

 

Por falar em festa, a mais famosa é a de San Fermín (São Firmino), que acontece na cidade basca de Pamplona. A atividade mais esperada pelos moradores e turistas é o “encierro”, uma corrida de touros onde muita gente (mas muita mesmo!!) sai machucada.

 

O maior clássico do futebol mundial envolve dois dos maiores times espanhóis: Real Madrid e Barcelona. Estima-se que cada partida seja assistida por, no mínimo, 100 milhões de pessoas.

 

Por falar nisso, você sabia que, juntos, os elencos atuais de Real Madrid e Barcelona valem 1 bilhão de euros? (dados de 2 011)

 

A culinária espanhola é uma das mais variadas da Europa. Os pratos mais populares variam de região para região. Mas, existem dois alimentos que não podem faltar nas mesas locais: o azeite e o vinho.

 

A Espanha é o país com mais bares da União Europeia, com 700 mil estabelecimentos. Detalhe: eles representam 15% da economia local.

 

Um dos produtos mais consumidos na Espanha (e fácil de encontrar em qualquer mercado), é o jamón – presunto produzido com a pata traseira do porco.

 

A paella é, sem dúvida, o prato espanhol mais conhecido. Consiste num risoto com frutos do mar. Como surgiu na região de Valência, é conhecido em Portugal como arroz à valenciana.

 

Não existe tira-gosto mais espanhol (e mais valorizado) do que os tapas. É engano pensar que tapas são pratos ou aperitivos específicos. Tapas são simplesmente o nome que os espanhóis deram ao nosso conhecido tira-gosto. O nome tapa vem do verbo tapar, e surgiu durante a Idade Média, quando os copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto, queijo ou morcela por cima.

 

Em muitas cidades, principalmente no interior, é comum que o comércio feche no horário de almoço. As pessoas costumam ir para casa para tirar um cochilo, no que é conhecido como sesta.

 

A Espanha é o maior produtor de azeite da atualidade, respondendo por 2/3 da produção mundial.

 

Declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o flamenco é a dança-símbolo da Espanha. Tem origem na cultura cigana e mourisca, com influências árabes e judaicas.

 

O Dia de Reis, em 6 de janeiro, é feriado nacional. Ocorrem desfiles e celebrações em todo o país. As crianças esperam ansiosamente por seus presentes, que são distribuídos nessa data.

 

Espanhóis famosos: Federico Garcia Lorca (poeta), Enrique Iglesias (cantor), Miguel de Cervantes (escritor), Diego Velázquez (pintor), Antonio Banderas (ator), Pablo Picasso (pintor), Salvador Dali (pintor), Pedro Almodóvar (cineasta), Javier Barden (ator), Antonio Gaudi (arquiteto), Penélope Cruz (atriz), Lope de Vega (dramaturgo), José Ortega y Gasset (filósofo), Luis Buñuel (cineasta), Julio Iglesias (cantor), Santiago Calatrava (arquiteto), José Carreras (tenor), Joan Miró (pintor), Pablo Casals (músico), Alexandro Sanz (cantor), Francisco Goya (pintor), Carlos Saura (cineasta), Pedro Calderón de La Barca (dramaturgo), Marisa Paredes (atriz), Plácido Domingo (tenor).

 

Imagem acima: Parque El Retiro, em Madrid

 

Share: