A malária também é conhecida como sezão, maleita e paludismo (ou febre palustre). É responsável por milhares de mortes todos os anos, inclusive em países como o Brasil. Mas de onde ela veio? Qual seu principal agente transmissor? Saiba mais e descubra algumas curiosidades sobre a malária nas linhas que se seguem.

 

A doença é uma velha conhecida da humanidade. Em 500 antes de Cristo, o médico grego Hipócrates já descrevia os seus diversos sintomas.

 

Alguns historiadores e especialistas em malária acreditam que ela pode ter sido a causa da morte de Alexandre, o Grande. Acredita-se também que a rainha egípcia Cleópatra também tenha contraído a doença.

 

Acredita-se que a malária tenha surgido na África e de lá se espalhado para a Ásia, América e outras partes do mundo.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que a malária seja responsável por 16 mil mortes por ano na Índia. Algumas pesquisas, no entanto, indicam que esse número pode ser bem maior: algo em torno de 115 mil a 277 mil mortes anuais.

 

A verdade é que a malária causa 1 milhão de óbitos por ano em todo o mundo. Só para se ter uma ideia do perigo representado pela doença, ela mata… CONTINUE A LEITURA

Share: