
O que é o lúpus? Quais os seus sintomas? Como é o tratamento? Descubra as respostas e veja algumas informações, além de curiosidades sobre o assunto, nas próximas linhas. Você sabia, por exemplo que algumas pessoas conseguem ter uma vida normal mesmo diagnosticadas com lúpus?
O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, provocada por um desequilíbrio no sistema imunológico. Em suma, ela ocorre quando o sistema autoimune ataca as células do próprio corpo.
Os sintomas variam de paciente para paciente. Enquanto em algumas pessoas o lúpus provoca sobretudo problemas dermatológicos, em outras causa dores nas articulações. Sabe-se que 30% sofrem agressões na pele e 50% no sangue.
Caso a pessoa tenha foto-sensibilidade, ou seja, problemas de pele devido à exposição ao sol, além de ulcerações na boca e/ou lesões nas regiões laterais do nariz, é bem provável que tenha a doença. Outro sintoma bastante comum são as dores nas articulações.
Lesões renais (problemas na filtração do sangue) e cerebrais (deposição de coágulos no cérebro) também são sintomas muitas vezes associados ao lúpus.
Quando atinge os rins, o lúpus pode comprometer o órgão, levando em muitos casos o paciente a necessitar de um transplante. Quando atinge o cérebro, pode levar a danos sérios como o AVC.