O espiritismo é um conjunto de práticas, princípios e doutrinas que consideram o ser humano um ser imortal que alterna vivências e experiências no mundo material e no espiritual. Os seguidores do espiritismo acreditam na comunicação entre os vivos e os mortos e na doutrina da reencarnação. Acompanhe os tópicos abaixo e veja 50 coisas que você precisa saber a respeito.
A reencarnação é pregada e aceita por religiões como o jainismo, o budismo, o hinduísmo e algumas correntes do cristianismo. Muitos acreditam que os mortos reencarnam com o propósito de evoluir espiritualmente.
Povos da antiguidade como celtas e gregos costumavam “consultar” os mortos. Há, inclusive, uma passagem na obra de Homero em que o herói Ulisses consulta a alma de sua mãe.
O termo espiritismo é um neologismo criado pelo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido como Allan Kardec.
Segundo consta, Hippolyte Rivail começou a frequentar as reuniões espíritas por curiosidade. Mas em uma delas, um médium disse que ele foi um celta chamado Allan Kardec e que deveria reunir os ensinamentos e conclusões dos últimos séculos numa doutrina que propagasse as ideias de Cristo e trouxesse alívio para a humanidade. O evento mudou para sempre sua vida, levando-o a reunir os ensinamentos espíritas no Livro dos Espíritos.
O pedagogo e escritor Hippolyte Rivail adotou o pseudônimo de Allan Kardec também com o objetivo de diferenciar suas obras espíritas de seus trabalhos pedagógicos.
Allan Kardec afirmava que não escrevia livros espíritas, ele apenas “os codificava”.
Os princípios do espiritismo foram reunidos por Allan Kardec em cinco obras: O Livro dos Espíritos (que foi escrito em 1857), O Livro dos Médiuns (1859), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1863), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).
O fato é que Hippolyte Rivail escreveu livros de aritmética e gramática, além de programas de cursos de física, química, medicina e até astronomia.
O Livro dos Espíritos foi publicado por Allan Kardec pela… CONTINUE A LEITURA