Você provavelmente já ouviu falar em Miguel, um dos anjos mais venerados pelo catolicismo. É provável que também tenha ouvido falar em Gabriel, o anjo mensageiro. Mas quem são os anjos? Como podemos entendê-los? Veja nos tópicos a seguir esclarecimentos e curiosidades muito interessantes sobre esses seres celestiais.

 

Os anjos foram classificados por São Tomás no livro Suma Teológica em três esferas ou tríades. Os da primeira esfera são os anjos mais próximos e louvam a Deus; os da segunda, governam; e os da terceira, são os anjos mais ligados ao mundo material.

 

Os anjos da primeira esfera são os serafins, os querubins e os tronos. Os anjos da segunda esfera são chamados de dominações, virtudes e protestades. Os anjos da terceira esfera são os principados, os arcanjos e os anjos da guarda.

 

Além dos anjos das três esferas, existem também os anjos decaídos. Um exemplo de anjo decaído é um ex-serafim chamado Lúcifer, que nós comumente chamamos de diabo.

 

Serafins: anjos mais próximos de Deus, os guardiões do trono sagrados.

 

Querubins: são os anjos da sabedoria; são descritos como seres com “quatro asas, quatro rostos e muitos olhos”.

 

Tronos: são os músicos celestiais, símbolos da humildade e da pureza.

 

Dominações: vigiam e regulam as atividades dos outros anjos; são considerados os ministros de Deus.

 

Virtudes: são simbolizados como jovens com cajados nas mãos; tem grande poder sobre a natureza e orientam as pessoas sobre sua missão.

 

Protestades: levam sempre uma espada flamejante nas mãos; são os condutores da ordem sagrada e cuidam dos quatro elementos (água, terra, fogo e ar).

 

Principados: carregam cruzes e um cetro nas mãos; anunciam as ordens de Deus aos governantes; são severos com aqueles que não cumprem a vontade divina.

 

Arcanjos: levam nas mãos uma espada e um escudo; mensageiros/intermediários entre Deus e os homens; anunciam a palavra de Deus aos profetas.

 

Anjos da guarda: são feitos de fogo e luz; possuem beleza superior; são os anjos mais próximos dos humanos; assumem as formas que as pessoas desejarem.

 

Reza a lenda que Lúcifer era um dos anjos preferidos de Deus. Inteligente e com boa lábia, o arcanjo convenceu parte dos anjos a se rebelarem contra o Criador – o que, no final das contas, saiu-lhe caro. Lúcifer foi desmoralizado, expulso do reino celestial e atirado nas profundezas do mundo, onde criou o inferno.

 

São Gabriel (ou São Gabriel Arcanjo) é um dos anjos mais venerados pelos católicos. Segundo a tradição, ele teria previsto os nascimentos de João Batista e Jesus. Também foi ele quem anunciou a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus. Aliás, foi Gabriel quem anunciou ao profeta Daniel a vinda do Messias. No islã, foi Gabriel quem levou a palavra de Alá ao profeta Maomé. Aliás…

 

Você sabe o significado do nome Gabriel? Então, anote aí: “Deus é forte”.

 

São Miguel é o anjo mais popular no catolicismo. Acredita-se que ele liberta das ciladas do demônio e protege contra todos os perigos. Acredita-se que ele tenha aparecido para Santa Joana D’Arc. Por sinal…

 

Você sabia que Miguel significa “quem, como Deus”?

 

Por falar em Miguel, você sabia que ele é o protetor dos paraquedistas, padeiros, confeiteiros e capoeiristas? Sabia que os paraquedistas costumam invocar o nome de São Miguel antes do salto?

 

Outro anjo extremamente popular é São Rafael. Visto como protetor dos olhos e da saúde, Rafael é simbolizado com um peixe na mão. Segundo a Bíblia católica, Rafael teria curado a cegueira do pai de Tobias com um fel extraído de um peixe. A propósito…

 

Rafael significa “Deus te cura”.

 

Outros anjos bastante conhecidos são Amitiel, Ithuriel, Baliel e Uriel, sendo este último o mais lembrado. De acordo com algumas tradições é o arcanjo Uriel quem permanece junto às portas do Éden e quem detém as chaves do inferno.

 

A auréola representa o esplendor do anjo. Já as asas, afirmam alguns entendidos no assunto, significam que eles estão nas alturas.

 

Segundo a tradição, a gravidez de Sara, esposa de Abraão, foi anunciada por três anjos. Também foi um anjo quem impediu o sacrifício de Isaque.

 

Você sabia que a palavra anjo vem do grego “àngelus”, que significa “mensageiro”?

 

A palavra “ángelus” deu origem a diversos nomes portugueses, entre os quais Ângelo, Angelino, Angélica e Maria Angélica. O significado do nome Ângelo? Mensageiro, obviamente.

 

Você sabe o significado da expressão “sexo dos anjos”? É uma referência a uma discussão que não leva a nada. A discussão sobre se os anjos tem ou não sexo realmente aconteceu. Foi num concílio da igreja realizado no ano de 1 453. Dizem que, enquanto o Império Bizantino enfrentava uma guerra feroz contra os turcos otomanos, a Igreja se ocupava apenas em descobrir se os anjos tem sexo. O que aconteceu? Bizâncio caiu e ninguém chegou a um acordo se os anjos tinham ou não sexo.

 

Share: