Judaísmo? Budismo? Hinduísmo? Afinal, qual é a religião mais antiga do mundo? Os historiadores e especialistas em religião são quase unânimes: é o hinduísmo, crença seguida por 80% da população da Índia. Percorra as linhas adiante e descubra algumas coisas – incluindo curiosidades – que você precisa saber sobre essa religião.

 

O hinduísmo possui cerca de 3.500 anos de história e surgiu com os primeiros textos sagrados, os Vedas. Muitos pesquisadores, no entanto, acreditam que suas origens sejam ainda mais antigas, remontando à pré-história.

 

O conteúdo dos Vedas é composta em quatro volumes escritos em versos. Os primeiros registros surgiram por volta do século 2 antes de Cristo, mas antes disso ele já eram transmitidos oralmente.

 

O hinduísmo é comumente chamado de Sanātana Dharma por seus praticantes, expressão que quer dizer “A Eterna Dharma” – algo como “A Eternal Lei”.

 

Os hindus cultuam um grande número de divindades, mas as principais são Brahma (o princípio criador), Vishnu (deus do sol) e Shiva (deus das tempestades).

 

Apesar de não possuir uma formulação teológica unificadora, o hinduísmo possui diversos elementos que dão unidade aos seus dogmas e crenças. Um deles é justamente o respeito aos Vedas.

 

Os Upanishads são partes das escrituras sagradas hindus que tratam de filosofia e meditação, além de debates de cunho religioso.

 

O Ramaiana (Rāma e ayana “indo, avançando”, cujo sentido é “a viagem de Rama”) possui mais de 23 mil versos e foi escrito pelo poeta Valmiki. Conta a história da luta de um príncipe contra o demônio que abduziu sua esposa.

 

O Mahabharata é, juntamente com o Ramaiana, um épico clássico hindu. Com 74 mil versos, ele é visto pelos adeptos do hinduísmo como um verdadeiro manual de conduta humana e evolução espiritual.

 

O Bhagavad-Gita (cujo significado é “Canção de Deus” ou “Canção do Mestre”) é um texto do Mahabharata – apesar de ter sido escrito em época mais recente.

 

Continue a leitura…

 

Share: