Filha do Imperador Dom Pedro II, a princesa Isabel seria sua sucessora caso a República não tivesse sido proclamada em 1889. Mas o que você sabe sobre a sua vida? Veja nas linhas abaixo algumas curiosidades e fatos inusitados sobre a princesa que, caso fosse coroada, seria chamada de Isabel I.
A Princesa Isabel nasceu na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, no dia 29 de julho de 1846.
Seu nome completo era Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon.
Isabel foi a segunda das quatro crianças do Imperador Dom Pedro II e sua esposa Dona Teresa Cristina. Seus irmãos chamavam-se Afonso, Leopoldina e Pedro Afonso. Com as mortes de Afonso e Pedro Afonso, ela se tornou a herdeira natural do pai.
Assim como o pai, Isabel teve uma educação rígida. A rotina diária de estudos chegava a nove horas e meia, seis dias por semana. Incluía latim, alemão, francês, inglês, gramática, história de Portugal e da França, astronomia, física, química, geologia, geografia, dança e… ufa!… piano.
Seu casamento com o Conde D´Eu foi totalmente arranjado pelo pai. O detalhe é que depois de conhecê-las pessoalmente, o conde confessou ter achado as duas filhas do imperador “feias”, sendo que Isabel “era menos”.
Isabel teve o primeiro filho dez anos após o casamento. O parto durou em torno de 50 horas e a criança morreu ainda… CONTINUE A LEITURA