Depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e outros problemas mentais não afetam apenas as pessoas comuns, mas personalidades bastante conhecidas. Entre essas personalidades estão o pintor Vincent van Gogh e o escritor Ernest Hemingway. Saiba mais nas linhas a seguir.
Devido a graves problemas emocionais o compositor brasileiro Ernesto Nazareth teve que ser internado em um manicômio. Transferido para uma colônia para doentes mentais, Nazareth fugiu e só foi encontrado quatro dias depois, morto.
Outro mito da cultura brasileira que passou por manicômios foi Lima Barreto. O escritor foi internado duas vezes por conta de seus problemas com a bebida.
Camille Claudel passou grande parte da vida – trinta anos, para ser exato – em manicômios. Abandonada pela família e esquecida pelos amigos, foi num hospital psiquiátrico que a hoje renomada escultora francesa morreu.
Crises de depressão, surtos psicóticos e alucinações levaram o compositor Robert Schumann à sucessivas internações em instituições psiquiátricas. E foi justamente num dessas instituições que o compositor clássico passou… CONTINUE A LEITURA