Com 19 milhões de habitantes em 2015, Angola é um dos 20 países mais populosos do continente africano. Mais de 10% da população vive na capital Luanda.

 

As maiores cidades angolanas são Luanda, Huambo, Lobito, Benguela e Lubango.

 

O país é dividido em 18 províncias, sendo Moxico, Kuando-Kubango e Luanda-Norte as mais extensas.

 

O português é a língua oficial, mas existem diversas línguas africanas com o status de língua nacional. O kikongo, o umbundo e o kibundo são algumas dessas línguas.

 

A moeda oficial de Angola é o Kwanza. Por sinal, Kwanza é o nome do principal rio do país.

 

Angola é um país laico e com ampla liberdade religiosa. A maior parte da população é cristã, principalmente católica romana. Igrejas neopentecostais de influência brasileira têm crescido bastante nos últimos anos.

 

O escorbuto, uma doença provocada pela carência de vitamina C, costumava atacar os navegantes europeus que se dirigiam ao Cabo da Boa Esperança na altura do litoral angolano. Não é sem motivos que eram conhecido dos portugueses como mal de Angola.

 

Angola possuía dois reinos distintos na época em que o português Diogo Cão lá chegou, em 1483. No norte, havia o reino de Bakongo e no sul, o de Ndongo. O rei de Ndongo era chamado de Ngola, nome que deu origem ao atual termo Angola.

 

Angola foi durante séculos colonizada por portugueses, que se estabeleceram principalmente na faixa litorânea. A independência fo obtida em 1 975 depois uma longa guerra de libertação. Quem assumiu o poder foi… CONTINUE A LEITURA

Share: