
Localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, o Chile é um dos países com melhor qualidade de vida da América Sul. Sua capital é Santiago. Percorra os tópicos adiante e veja algumas curiosidades e fatos pitorescos sobre esse interessante país.
A palavra Chile surgiu de “tchilli”, palavra do idioma dos mapuches que significa “lugar onde a terra termina”.
A maior e mais populosa cidade do Chile é a capital Santiago, onde vive 1/3 dos habitantes do país.
Além de Santiago, as cidades mais populosas são Concepción, Valparaíso, La Serena e Antofagasta.
Apesar de localizada na Polinésia (ou seja, em um dos pontos mais distantes do Oceano Pacífico em relação a América do Sul), a Ilha de Páscoa faz parte do território chileno.
O território chileno é parte do chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, região no entorno do Oceano Pacífico sujeita a vulcanismo e terremotos. Aliás, o terremoto mais forte registrado até hoje ocorreu em terras chilenas.
O Chile é um dos países do mundo com maior quantidade de vulcões em seu território. Entre ativos e inativos, existem cerca de 15 vulcões no país.
Com 9,5 graus na escala Richter, o mais forte terremoto registrado até hoje ocorreu no Chile em 1960.
A bandeira chilena é quase idêntica ao do estado norte-americano do Texas.
Os brasileiros podem se gabar de ter conquistado cinco Copas do Mundo, mas, ao contrário dos chilenos, nunca levou um prêmio Nobel. O Chile, ao contrário, teve a honra de conquistar dois prêmios Nobel de literatura, ganhados por Pablo Neruda e Gabriela Mistral.
Ao lado do Brasil e da Argentina, o Chile foi um dos países latino-americanos que mais recebeu imigrantes de origem europeia. Mais de 90% da população local possui… CONTINUE A LEITURA