Localizada entre a França, Holanda e Alemanha, a Bélgica é conhecida por suas cervejas, batatas fritas e chocolates. Mas você sabia que é também a capital mundial da lapidação de diamantes? Veja nas linhas a seguir outras curiosidades e fatos interessantes sobre esse país. Você vai querer conhecê-lo.

 

O nome oficial do país é Reino da Bélgica.

 

O nome Bélgica vem de Gallia Bélgica, uma antiga província do Império Romano.

 

A Bélgica é dividida em duas regiões com cinco províncias cada uma, e uma espécie de Distrito Federal, onde se localiza a capital Bruxelas. As regiões chamam-se Flandres e Valônia.

 

A província de Bruxelas é, na verdade, dividida em 19 municípios sendo Bruxelas um deles.

 

Os belgas falam três línguas. No norte (região de Flandres), fala-se o holandês; no sul (região da Valônia), o francês. Há também uma pequena região no leste do país onde a língua predominante é o alemão.

 

As maiores cidades são, pela ordem: Antuérpia, Gante, Charleroi, Liége e Bruxelas.

 

O flamengo nada mais é do que a variante belga do holandês, falada na região de Flandrers.

 

A Bélgica foi ocupada por diversos povos, entre os quais celtas, romanos, espanhóis, franceses e alemães. A última vez em que o país foi ocupado por uma nação estrangeira foi durante a Segunda Guerra Mundial pela Alemanha.

 

A população é predominantemente católica, mas existe um grande contingente de protestantes e muçulmanos (com o detalhe de que estes formam 25% da… CONTINUE A LEITURA

Share: