O nome oficial da Dinamarca é Kongeriget Danmark.

 

A Dinamarca é constituída pela província continental da Jutlândia e por 443 ilhas. Fazem ainda parte do país as Ilhas Feroé e a Groenlândia, ambas no Atlântico Norte.

 

A Dinamarca é uma monarquia constitucional com um sistema parlamentar. O papel de chefe de Estado é exercido pela rainha Margarida II. O atual chefe de governo é o primeiro-ministro Lars Rasmussen.

 

A população da Dinamarca é de 5,6 milhões de pessoas, ou seja, menos da metade da população da cidade de São Paulo.

 

A capital e mais populosa cidade dinamarquesa é Copenhaguen, ou Copenhaga. A segunda cidade mais populosa é Aarhus.

 

O país é um dos mais desenvolvidos da Europa e uma das nações com melhor qualidade de vida do planeta.

 

Uma pesquisa divulgada pela ONU em 2014 apontou a Dinamarca como o país mais feliz do mundo. De acordo com ela, o que torna os dinamarqueses felizes são os elevados níveis de educação, saúde e renda, além de maior confiança das pessoas umas nas outras.

 

Os dinamarqueses chegaram a controlar a Noruega, Suécia e partes da Alemanha e do Reino Unido. Dinamarca e Noruega formaram um só reino até 1814.

 

A maior parte da população fala o dinamarquês, uma língua germânica com fortes parentesco com o alemão, sueco e inglês. Um dinamarquês pode entender com facilidade o sueco e o norueguês. O contrário também é verdade: noruegueses e suecos entendem o dinamarquês.

 

Assim como boa parte da população da região da Escandinávia, os dinamarqueses são descendentes dos vikings.

 

A Dinamarca foi um dos poucos países da União Europeia que não adotou o euro como moeda. A moeda local é a coroa dinamarquesa.

 

Os verões dinamarqueses são amenos, com máximas em torno de 25º Celsius. Mas é no inverno que a coisa pega. As temperaturas podem chegar a -10º Celsius com facilidade. A precipitação de neve é comum.

 

Um detalhe: as estações do ano são muito bem distribuídas. No inverno, o sol amanhece às 9h e se põe às 16h. No verão, ele nasce às 5h e se põe às 23h.

 

A história de Hamlet, de William Shakespeare, foi ambientada na Dinamarca.

 

As comidas típicas são: lombo suíno, pato assado e pão preto dinamarquês. O prato mais popular é a batata com arenque. A propósito, os dinamarqueses comem batata em quase todas as refeições.

 

A bebida típica da Dinamarca, assim como de toda a Escandinávia, é o aquavit, uma espécie de destilado de batata.

 

A mais famosa empresa dinamarquesa é a Lego, fabricante de brinquedos de montar.

 

Entre os dinamarqueses conhecidos estão o físico Niels Bohr, o astrônomo Tycho Brahe, o escritor Hans Christian Andersen, a atriz Brigitte Nielsen, o músico Lars Ulrich (baterista da banda Metallica) e o filósofo Soren Kierkegaard.

 

Share: