Uganda é um país da África que faz fronteira com Ruanda, Tanzânia e Quênia, entre outros. Sua capital e maior cidade é Kampala. Descubra algumas informações curiosas e desconhecidas sobre esse pequeno país onde vive 36 milhões de pessoas.

 

Além de Kampala, as maiores cidades ugandenses são Gulu, Lira e Mbarara.

 

A população de 36,5 milhões de habitantes (dados de 2012) é formada por 40 grupos étnicos diferentes, que falam línguas africanas como o suaíli e o luganda.

 

A maioria da população segue o cristianismo, principalmente a Igreja Católica. Poucos mais de 10% é adepta do islamismo.

 

Uganda possui uma das maiores taxas de analfabetismo da África, senão do mundo: 73,2 %. Detalhe: a maior parte dos analfabetos é homem.

 

Uganda foi colônia britânica durante mais de 150 anos, só conquistando a independência em 1962.

 

Desde a independência até o final dos anos 1980, o país foi assolado por guerras civis e governado por regimes ditatoriais. Uganda é atualmente uma república presidencialista com voto universal.

 

O país foi durante oito anos (1971 a 1979) governado pelo ditador Idi Amin Dada, que eliminou em torno de 300 mil opositores e desafetos. Dizem que certa vez teria… CONTINUE A LEITURA

Share: