Confira nos textos abaixo uma série de perguntas e respostas sobre a Romênia. Com Bucareste como capital, a Romênia é um dos maiores países do Leste Europeu. Mas ao contrário de seus vizinhos, os romenos não falam uma língua eslava. Aliás, é verdade que o verdadeiro conde Drácula era romeno?

 

Qual a origem do termo “Romênia”?

A palavra Romênia, que dá nome a esse país do Leste europeu, vem de romana. Um detalhe: ele é normalmente conhecido como România.

 

É verdade que os romenos falam uma língua parecida com o português?

Sabe-se que o romeno é uma língua de origem latina, ou seja, com forte parentescos com o português, espanhol, italiano e francês. O latim era a língua dominante no antigo Império Romano. Mas temos que lembrar que parte do vocabulário romeno possui forte influência de línguas eslavas.

 

É verdade que 10% da população romena é cigana?

O que se sabe é que existe uma população significativa de ciganos nos países do Leste europeu, inclusive na Romênia, onde representam cerca de 3% da população (em torno de 400 mil pessoas). Uma curiosidade: os ciganos são chamados nessa região de roma.

 

É verdade que a Transilvânia, terra do Conde Drácula, fica na Romênia?

É, sim. Tanto que o suposto castelo do Conde Vlad, que inspirou o mito de Drácula é um importante ponto turístico. Chamado de Castelo de Bram, ele atrai milhares de pessoas todos os anos para a Transilvânia (sem esquecer as suas paisagens, que são belíssimas).

 

A Romênia já foi um país comunista?

Não só a Romênia, como a Bulgária, Sérvia (que formava a Iugoslávia com a Croácia, Bósnia e outros países), Ucrânia e Polônia, entre outros. O regime comunista romeno terminou em 1989, com a revolução que derrubou o ditador Nicolau Ceaucescu.

 

É verdade que a Romênia faz atualmente parte da União Europeia?

Antigos países de regime comunista como Romênia, Hungria e Polônia são hoje democracias liberais alinhadas com o Ocidente. Também integram a União Europeia, mas com um detalhe interessante: a moeda romena não está na zona do Euro. Ela possui a sua própria moeda provisória: o Leu romeno.

 

Ouvimos o boato de que as famílias romenas são em geral constituídas de cinco irmãos. Será ele verdadeiro?

É interessante que milhares de famílias romenas sejam constituídas por cinco irmãos, mas isso tem uma explicação lógica. Vamos lá: o antigo governo comunista instituiu uma lei com vistas a aumentar a população, levando os casais a terem cerca de cinco filhos. Tanto que famílias com apenas dois ou três irmãos formaram-se no período pós-comunista.

 

Os romenos seguem qual religião?

A maior parte de população desse país segue a Igreja Católica Ortoxa.

 

A Romênia já foi parte da União Soviética?

Apesar da aliança político-militar com a antiga União Soviética, a Romênia não fez parte de seu território. A Moldávia, sim. Com população de etnia e língua romena, a Moldávia (ou Moldova) foi uma das 15 repúblicas formadoras da União Soviética. Mas cabe lembrar que o território romeno já foi dominado por vários impérios, entre os quais o romano e o otomano.

 

Quais os principais pratos da culinária romena?

Os romenos tomam sopa quase todos os dias, de preferência acompanhada por um pedaço de pão. Temos que lembrar que nunca faltará pão na mesa deles. Outro prato comum é a moussaka, uma espécie de lasanha com fatias de berinjela e carne moída (de origem turca, a moussaka é comum em países como Bulgária, Grécia, Sérvia e, claro, Turquia). Os romenos também comem bastante conservas, principalmente por tradição (trata-se de um hábito alimentar comum nos países mais frios da Europa).

 

Imagem acima: Castelo de Bram, conhecido como Castelo de Vlad

Share: