Foi em 1976 que morreu o líder comunista chinês Mao Tse-Tung. Pouco tempo depois, Deng Xiaoping assumia o poder na China.

 

Foi em 1976 que ocorreram os Jogos Olímpicos de Verão de Montreal, no Canadá. Os países que conquistaram mais medalhas foram as ex-repúblicas da União Soviética e a Alemanha Oriental.

 

Foi em 1976 que o general Jorge Videla encabeçou um golpe militar na Argentina.

 

Foi em 1976 que surgiu na Polônia o sindicato Solidariedade, um dos principais responsáveis pela queda do regime comunista daquele país nos anos 80.

 

Foi em 1976 que morreu num acidente de automóvel o ex-presidente Juscelino Kubistchek. Morreram também no mesmo ano o também ex-presidente João Goulart e a estilista Zuzu Angel. Acreditou-se durante muito tempo que os três tinham sido assassinados por agentes do regime militar.

 

Foi em 1976 que surgiu um aparelho “revolucionário”, que permitiu que as pessoas alugassem o filme que quisessem para assistir em casa: o videocassete.

 

Foi em 1976 que a Rede Globo levou ao ar a novela A Escrava Isaura, um dos maiores sucessos da história da emissora. Com a atriz Lucélia Santos no papel da protagonista, A Escrava Isaura foi exportada para dezenas de países.

 

Foi em 1976 que chegou aos cinemas o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, com a atriz Sônia Braga. Ele foi assistido por 10 milhões de pessoas. No auge da carreira, Sônia participou ainda de outro grande sucesso na época: A Dama do Lotação.

 

Foi em 1976 que Martin Scorsese lançou o filme Taxi Driver, um clássico do cinema. Entre os filmes de maior bilheteria, vale citar Rocky, um Lutador.

 

Foi em 1976 que foram transmitidas as primeiras versões das novelas Pecado Capital e Saramandaia. Os brasileiros também assistiram as novelas Anjo Mau, O Casarão e Estúpido Cúpido. Exibida no horário das 19h, Estúpido Cúpido reavivou o interesse pelos ídolos musicais dos anos 60, como Celly Campello.

 

Foi em 1976 que a Abril Cultural lançou o álbum de figurinhas Galeria Walt Disney. Com personagens dos curta e longa-metragens da Disney lançados até então, o Galeria Disney fez grande sucesso entre as crianças.

 

Foi em 1976 que o livro Araceli, Meu Amor, de José Louzeiro, esteve entre os mais vendidos. Ele contava o caso Araceli, o brutal assassinato de uma criança em 1973 na cidade capixaba de Serra. Louzeiro escreveu diversos livros e roteiros de cinema sobre casos policiais que tiveram grande repercussão na época.

 

Foi em 1976 que saiu nas bancas de jornais a revista IstoÉ. Editada pelo jornalista Mino Carta, IstoÉ se transformou numa das principais revistas semanais do Brasil.

 

Foi em 1976 que o músico Peter Frampton lançou o álbum Frampton Comes Alive!, um grande sucesso daquele período. O grupo sueco ABBA lançou outro clássico da música internacional: Arrival.

 

Foi em 1976 que o músico cearense Ednardo lançou o álbum Berro, com a música O Romance do Pavão Mysteriozo. Tema de abertura da novela Saramandaia, O Romance… foi uma das músicas mais tocadas naquele ano.

 

Foi em 1976 que o baiano Raul Seixas lançou Há 10 Mil Anos Atrás, um dos seus principais álbuns. Entre as músicas mais ouvidas desse long play estavam Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, Eu Também Vou Reclamar e As Minas do Rei Salomão.

 

Foi em 1976 que a Rede Globo lançou o programa humorístico Planeta dos Homens. Inspirado na série norte-americana O Planeta dos Macacos (um clássicos dos seriados, com várias versões em quadrinhos e no cinema), o programa foi ao ar até 1982.

 

Foi em 1976 que o “paranormal” israelense Uri Geller hipnotizou os brasileiros com seus truques na TV. Geller atrasava relógios, entortava garfos e fazia outros truques com o seu (suposto) poder mental em diversos programas. Ele teve dois especiais exibidos pela Rede Globo. Mais tarde, comprovou-se que não passava de um charlatão.

 

Share: