Todos sabem que a múmia de Tutancâmon é a mais famosa do mundo, inclusive em virtude de sua belíssima máscara mortuária. Mas quem foi esse faraó? Como sua tumba foi descoberta? Descubra nas linhas a seguir os detalhes curiosos sobre a sua vida e sua morte.

 

Tutancâmon foi um faraó egípcio que morreu há mais de 30 séculos. Ele subiu ao trono aos 9 anos de idade e morreu muito jovem, com apenas 19 anos. Tornou-se o faraó mais conhecido nos tempos atuais em virtude da descoberta da sua tumba, com relíquias de valor inestimável. Uma das peças mais preciosas é a máscara mortuária, feita em ouro maciço.

 

Foram encontrados em sua tumba 5.398 objetos de vários tipos: porta-joias, caixas de cosméticos, sandálias, colares, pingentes, brincos e braceletes. Entre armas, foram encontradas arcos, clavas, adagas e escudos.

 

A tumba de Tutancâmon foi descoberta no Vale dos Reis, uma região na margem oeste do rio Nilo onde foram sepultados diversos faraós. Ele é visitado todos os anos por milhares de turistas. Detalhe: o Vale dos Reis é ponto de atração turística desde a antiguidade.

 

Tutancâmon era filho do faraó Akhenaton e Kiya, uma de suas esposas. Casou-se com Ankhesenamon, uma meia-irmã nascida da união de Akhenaton com Nefertiti.

 

Devoto do deus Aton, seu pai tentou instituir o monoteísmo no país. Chegou a mudar de nome, trocando Amenhotep por Akhenaton (“Servo de Aton”). A atitude desagradou em cheio milhares de sacerdotes, que fizeram o possível para derrubá-lo e restabelecer o politeísmo e o culto ao deus Amon. É por isso que quando assumiu o trono, Tutâncamon se chamava Tutâncaton.

 

Tutâncamon (“A Imagem Viva de Amon”) restabeleceu o politeísmo e a adoração a Amon. Mandou construir diversos templos e aumentou consideravelmente as oferendas aos deuses.

 

Tutancâmon era magro e tinha cerca de 1,67 metro de altura. Possuía crânio alongado e, ao que tudo indica, tinha um defeito em um dos pés. A dificuldade para andar explica as diversas bengalas encontradas em sua tumba.

 

O casal real não teve filhos, mas sabe-se que Ankhesenamon sofreu dois abortos. Os fetos mumificados de duas meninas – uma delas com deficiências físicas… CONTINUE A LEITURA

Share: