A Guerra de Troia foi um conflito entre diversas cidades-estados da Grécia e a cidade de Troia, localizada no território da atual Turquia.
Acredita-se que a Guerra de Troia tenha ocorrido há mais ou menos 3.500 anos – mais precisamente em algum ponto entre 1.500 e 1.200 antes de Cristo (fim da Idade do Bronze no Mediterrâneo).
Os mais antigos documentos literários sobre a Guerra de Troia são a Odisseia e a Ilíada, poemas épicos do poeta grego Homero. Ilíada vem de Ília, outro nome da cidade de Troia.
Existem inúmeras controvérsias a respeito da existência de Homero. Em virtude da falta de provas sobre o poeta, muitos historiadores estão convictos de que ele não tenha passado de um personagem lendário.
A Ilíada contém mais mitologia do que fatos e, por esse motivo, acreditou-se durante muito tempo que a Guerra de Troia fosse somente uma lenda. A descoberta das ruínas da cidade no século XIX e as evidências arqueológicas de que ela foi fortificada por volta de 1.200 antes de Cristo, no entanto, obrigaram os historiadores a considerar a ideia de que o conflito entre gregos e troianos tenha realmente acontecido.
Na versão mitológica, a guerra tem início quando o troiano Páris se apaixona pela bela Helena, esposa do rei espartano Menelau. Páris rapta Helena e a leva para Troia. Enfurecido, Menelau consegue reunir os líderes de outras cidades-estado gregas que, juntos, declaram guerra a Troia.
Na versão hollywoodiana estrelada pelo ator Brad Pitt, a guerra não parece ser muito longa. Na mitologia não é bem assim. Segundo Homero, os gregos sitiaram Troia por… CONTINUE A LEITURA