O vórtice polar que atingiu os Estados Unidos em janeiro de 2019 provocou uma onda de frio sem precedentes. As temperaturas ficaram mais baixas do que no monte Everest. Ele afetou mais da metade da população do país. Mas o que é um vórtice polar? Como ele ocorre? Veja as respostas nas linhas a seguir.

 

Vórtices (ou vórtex) são tecnicamente escoamentos circulares ou rotacionais que formam uma espiral. Ocorrem nos rios e oceanos (vórtices d’água), e também na atmosfera (furacões, tornados…).

 

Em meteorologia, vórtice é uma propriedade cuja característica é a rotacionalidade em alta escala de grandes massas de ar (quer dizer, são ventos que giram como um redemoinho). Dependendo do hemisfério em que ocorre, pode ter sentido horário ou anti-horário.

 

Os vórtices podem também ocorrer em outros planetas e luas. Eles já foram detectados em Júpiter, Saturno e Netuno.

 

Os vórtices terrestres podem ocorrer como massa de ar seco, de ar úmido ou de ar polar. Este último ocorre próximos aos polos geográficos do planeta. São mais duradouros na Antártica do que no Ártico.

 

O vórtice polar que atingiu o meio-oeste norte-americano em janeiro de 2018 foram provocados por massas de ar quente que atingiram os ventos frios do Ártico e se deslocaram em direção ao sul.

 

Quando se deslocam do Ártico para regiões mais ao sul, como é o caso dos superpopulosos meio-oeste e leste dos Estados Unidos, os vórtices carregam consigo o frio polar. Em Chicago e cidades próximas como Minneapolis, Saint Paul, Cleveland, Detroit e Milwaukee, a temperatura beirou os -30º abaixo de zero.

 

O frio é tão intenso que, se você jogar um copo de água fervente para o alto, a água se congelará imediatamente, formando pequenos cristais de gelo. Mesmo uma bolha de sabão pode se congelar em fracções de segundos.

 

Os vórtices polares podem durar de semanas a meses. O curioso é que, apesar de diminuir a temperatura no sul, ele aumenta nas regiões ao norte. O Ártico se torna “menos frio” com o deslocamento das massas de ar quente para lá. Acredita-se que a frequência com que tal fenômeno vem ocorrendo esteja relacionada com o aquecimento global.

 

A população de Chicago se surpreenderia se soubesse qual a metrópole mais fria do mundo. Ela se chama Yakutsk, e fica na Sibéria, Rússia. Por lá, a temperatura pode bater facilmente nos -50º abaixo de zero.

 

O lugar mais frio da Terra é a estação Vostok, na Antártida. Por lá, a temperatura no inverno pode chegar a -89º Celsius. Esse frio todo foi registrado em 13 de setembro de 1982.

 

A hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo cai de modo significativo, prejudicando seu metabolismo e funcionamento. Acontece quando a temperatura corporal fica abaixo de 35º Celsius. Se a temperatura ficar menor que 32º, a condição pode ficar crítica e até fatal. Temperaturas abaixo de 27º são fatais na maior parte dos casos, embora existam notícias de pessoas que sobreviveram com temperatura de 14º Celsius.

 

Fontes: Wikipédia, BBCBrasil, G1.

 

 

 

Share: