
Imagine um lugar com temperatura média de -10º Celsius durante o verão, ventos que podem chegar a 300 quilômetros por hora e ainda extremamente seco. Assim é a Antártida, um dos locais mais inóspitos do planeta. Confira algumas curiosidades a respeito desse imenso e gélido continente.
De origem grega, a palavra Antártida (ou Antártica) significa “oposta ao Norte”.
Acredita-se que o continente antártico tenha surgido há 250 milhões de anos, surgido da desintegração do primitivo continente Gondwana.
Com 14 milhões de quilômetros quadrados, a Antártida é um dos maiores continentes da Terra. É também o menos populoso. Não possui população permanente, e a provisória raramente ultrapassa 4 mil pessoas durante o verão.
A temperatura média durante o verão é -10º Celsius e durante o inverno pode chegar a -40º Celsius. Aliás, você sabia que a temperatura mais baixa do planeta, -89,2º Celsius, foi registrada no interior da Antártida?
Detalhe: a Antártida é mais fria do que o Ártico. Motivos: além de se localizar no extremo sul do planeta, o continente antártico é extremamente montanhoso.
Mais de 95% do território antártico está coberto de gelo. Em muitos pontos, a camada de gelo chega a 2 quilômetros de espessura.
Você sabia que se todo o gelo antártico derretesse, o nível dos oceanos subiria 60 metros?
A camada de gelo antártico é tão espessa que baixou o leito rochoso do continente em 600 metros.
Por falar nisso, você sabia que os cientistas retiram amostras de gelo de até 2.200 metros de profundidade para estudar como era a atmosfera da Terra há 160 mil anos?
As maiores reservas de água doce do planeta estão na Antártida na forma de gelo.
Além de ser o mais frio, a Antártida é o continente mais seco, ventoso e montanhoso da Terra.
O pico mais alto do continente tem, aproximadamente, 4.892 metros de altitude.