Você sabia que o Alasca, o maior estado dos Estados Unidos em área, foi comprado da Rússia? E que, se fosse um país, ele estaria entre os maiores do mundo? Veja nas próximas linhas alguns fatos interessantes e curiosidades sobre esse gelado e quase inóspito território localizado próximo ao Círculo Polar Ártico.
O nome Alasca (Alaska, em inglês) veio da palavra alakshat, que em idioma esquimó significa “grande terra”.
O Alasca é um dos 50 estados que formam os Estados Unidos da América.
É o maior estado norte-americano em extensão territorial. Se fosse um país independente, seria certamente o 17º maior do mundo.
Com uma densidade populacional de 0,42 pessoas por quilômetro quadrado, o Alasca é o estado menos populoso dos Estados Unidos.
A capital do Alasca é Juneau.
A maior cidade é Anchorage, com 291,8 mil habitantes em 2016. A segunda maior é Fairbanks, com aproximadamente 30 mil habitantes.
Juneau, Anchorage e Fairbanks estão localizadas no sul do estado, junto ao oceano Pacífico. Isso por que o território montanhoso e o frio do norte são obstáculos à colonização humana.
Acredite se quiser, mas a temperatura média de Juneau é de 5º Celsius durante praticamente o ano inteiro. No verão, ela dificilmente ultrapassa os 20º.
O Alasca é um dos estados norte-americanos com maior população indígena. Inuítes e outras tribos representam 14% da população local. Em número, eles ficam apenas atrás dos brancos europeus.
A Rússia controlou o Alasca por quase 200 anos. Em 1867, ela vendeu o território aos Estados Unidos por uma pechincha na… CONTINUE A LEITURA