O maior deserto do planeta é o Saara. Só para se ter uma ideia ele é maior do que toda a área do Brasil. Abrange pelo menos 10 países, entre os quais o Egito. Descubra nas linhas a seguir algumas curiosidades e fatos sobre esse imenso, mas misterioso deserto, onde foram encontrados esqueletos de baleias e múmias de seres humanos.
Na antiga língua árabe, Saara significa “espaço vazio de solo nu e sem vegetação”.
Maior deserto do mundo, o Saara possui em torno de 8,6 milhões de quilômetros quadrados, sendo maior do que toda a área do Brasil.
O Saara abrange 10 países, entre eles Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito.
É um dos desertos mais quentes do mundo. As temperaturas podem chegar a insuportáveis 50º Celsius durante o dia, caindo drasticamente durante a noite, quando chega a 0º Celsius.
O clima do Saara nem sempre foi desértico. Cientistas tem provas de que ele já abrigou uma densa floresta tropical (veja mais informações abaixo), bem como de que o rio Nilo já correu em direção ao Atlântico.
As tempestades de areia do Saara atingem grande parte do oceano Atlântico, carregando grãos de poeira até os confins da floresta amazônica.
Acredite se quiser, mas já nevou no coração do Saara. O fenômeno ocorreu em 1979 e 2018, mais propriamente durante a noite. A nevasca de 79 durou menos de meia hora e o gelo derreteu em poucas horas.
O deserto é habitado sobretudo por tribos como os beduínos e tuaregues. Detalhe: beduínos são tribos de origem árabe e que falam o idioma originário da península arábica; tuaregues são tribos nômades que falam línguas berberes e possuem escrita própria.
A maior parte da população do Saara é falante da língua árabe, além de seguidora da religião islâmica.
As evidências da ocupação humana no deserto datam de 9.500 antes de Cristo. Para surpresa dos arqueólogos, essas inscrições rupestres mostram uma natureza exuberante, com girafas, elefantes, leões, hipopótamos e crocodilos. E não é só. Troncos fossilizados encontrados em alguns pontos do Saara indicam que ele foi uma imensa floresta há 70 milhões de anos.