Com uma área de 43,8 milhões de quilômetros quadrados, a Ásia é indiscutivelmente o maior continente do planeta. Faz fronteira com praticamente todos os demais continentes, inclusive a América pelo Estreito de Bering. Veja algumas curiosidades sobre a sua geografia.
Dois terços da população mundial vivem nesse continente, com o detalhe de que dos 10 países mais populosos do planeta, ela abriga seis.
Os dois países mais populosos do mundo são asiáticos. O primeiro é a China, com 1,3 bilhão de habitantes; e o segundo é Índia, com 1,2 bilhão.
Das dez regiões metropolitanas mais populosas do planeta, oitos são asiáticas. Tóquio, a cidade mais populosa, possui nada menos que 38 milhões de habitantes.
Além dos países e cidades mais populosos, a Ásia abriga também o maior país do mundo: a Rússia, com 17 milhões de quilômetros quadrados (cabe lembrar que parte de seu território fica na Europa).
O menor país é a Ilhas Maldivas, com apenas 298 quilômetros quadrados.
Entre as cinco maiores economias do planeta, duas são asiáticas: a China, com um PIB de 14 trilhões de dólares; e o Japão, com PIB de 5,1 trilhões.
A Ásia é dividida em cinco zonas, sendo elas: Comunidade de Estados Independentes, Extremo Oriente, Sudeste Asiático, Sul da Ásia e Oriente Médio.
Todas as 10 montanhas mais altas do mundo ficam na Ásia, mais propriamente na Cordilheira do Himalaia. A montanha mais alta é o Monte Everest, com mais de 9 mil metros de altitude.
Dos cinco maiores desertos do mundo, dois estão na Ásia. São eles, o Deserto de Gobi e o Deserto da Arábia.
Dos cinco maiores rios, dois são asiáticos: O Yangtsé e o Amarelo, ambos na China. Com 6.300 quilômetros de extensão, o Yangtsé só perde em tamanho para os rios Nilo e Amazonas.
O ponto mais baixo do planeta também fica na Ásia. Trata-se do Mar Morto, localizado na fronteira entre Israel e Jordânia, a 400 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo.
Ao contrário do que muita gente pensa, a Amazônia não é a maior floresta do mundo. A maior floresta é a taiga russa, que além do norte da Ásia, ocupa parte da Europa e até Alasca.
Imagem acima: Himalaia, a mais elevada cadeia de montanhas do planeta.
Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Mundo Educação.