As cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil, realizada em 2014, foram Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá. Confira alguns fatos inusitados e curiosidades sobre elas, bem como sobre a Copa daquele ano nas linhas que se seguem.
A cidade mais populosa era São Paulo, com 11 milhões de habitantes. A menos populosa é Cuiabá, com 570 mil moradores.
A mais antiga era Recife, fundada em 1537. A mais nova era Brasília, que foi inaugurada em 1 960. Há, no entanto, quem diga que a mais antiga era o Rio de Janeiro.
Das 12 cidades-sede, três chegaram a ser capital do Brasil: Salvador, Rio de Janeiro e Brasília (a atual capital).
Entre as cidades-sede, seis abrigaram jogos da Copa das Confederações de 2013: Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza.
A abertura da Copa do Mundo foi em São Paulo, no estádio Itaquerão, e o encerramento no Rio de Janeiro, no Maracanã.
As cidades-sede que receberam mais jogos foram Brasília (7 jogos), Rio de Janeiro (7 jogos), São Paulo (6 jogos), Fortaleza (6 jogos), Salvador (6 jogos) e Belo Horizonte (6 jogos).
O primeiro jogo ocorreu em 12 de junho, em São Paulo, e foi entre Brasil e Croácia. O último foi no Rio de Janeiro em 13 de julho, entre Alemanha e Argentina. A Alemanha foi a grande campeã.
O maior estádio da Copa era o Maracanã, com capacidade para 79 mil torcedores. O segundo era o Estádio Nacional, com 70 mil lugares.
Situado em Brasília, o Estádio Nacional foi o mais caro do torneio. Os custos chegaram a 1,7 bilhão de reais (detalhe: o Estádio Nacional foi o terceiro mais caro do mundo).
O Estádio Nacional é também chamado de estádio Mané Garrincha. Ele recebeu esse nome em homenagem ao jogador Manuel Francisco dos Santos (1933-1983), popularmente conhecido como Garrincha.
Natal, a capital do Rio Grande do Norte, recebeu esse nome porque foi fundada em 25 de dezembro.
O estádio Arena das Dunas foi assim batizado em referência às dunas de Natal, conhecidas em todo o mundo. A praia de Genipabu tem dunas que mais lembram um deserto.
Com uma população de 12 milhões de habitantes, São Paulo era a sexta cidade mais populosa do mundo na época, perdendo apenas para Xangai (China), Mumbai (Índia), Karachi (Paquistão), Déli (Índia) e Istambul (Turquia).
Em termos de região metropolitana, São Paulo era a quarta maior do mundo, atrás de Tóquio (Japão), Seul (Coreia do Sul) e Cidade do México (México).
O Distrito mais populoso de São Paulo era o de Grajaú (Zona Sul), com 350 mil habitantes.
O PIB de São Paulo era de R$ 320 bilhões, o que correspondia a 15% do PIB de toda a América do Sul.
Sozinha, São Paulo produzia 12% do PIB do Brasil e o décimo maior PIB do mundo.
Com quase 3 milhões de habitantes, Salvador, a capital da Bahia, era a terceira cidade mais populosa do Brasil. Era também a oitava mais populosa da América Latina.
Salvador é a capital brasileira com maior percentual de negros. Mais de 70% dos soteropolitanos (nascidos em Salvador) são descendentes de africanos.
A primeira capital do Brasil foi Salvador.
O carnaval de Salvador atrai cerca de 2 milhões de pessoas. Salvador e Recife são as cidades com os maiores carnavais do mundo.
Com 5,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais, era a terceira maior aglomeração urbana do Brasil.
Chamado de Mineirão, o estádio de Belo Horizonte para a Copa de 2014, foi durante muito tempo o segundo maior estádio coberto do mundo.
Belo Horizonte é porta de entrada para algumas das mais interessantes cidades históricas do Brasil, como Mariana, Congonhas e Ouro Preto.
Manaus, no Amazonas, é uma das cidades brasileiras mais conhecidas no exterior. Não é sem motivos que era na época o 10º maior destino turístico do país.
A região metropolitana de Manaus era a sexta maior do Brasil e a primeira do Norte. Manaus era também a sexta cidade mais rica do Brasil.
A Zona Franca de Manaus abrigava 430 empresas, a maioria de produtos eletrônicos. Graças a ela, Manaus arrecadava 60% dos impostos da região Norte.
Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Brasília era a quarta cidade mais populosa do Brasil.
Brasília é uma das unidades do Distrito Federal que, vale lembrar, é dividido em regiões administrativas (o que equivalente a municípios). As mais conhecidas regiões administrativas são: Gama, Planaltina, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho e Paranoá.
Você sabia que os moradores de Brasília não elegem prefeito? Lá, só existe voto para deputado, senador, governado e presidente. Se é assim, quem ocupa o lugar do prefeito? O governador do Distrito Federal.
Dados do ano 2000 indicavam que mais da metade da população de Brasília era formada por imigrantes – ou seja, a maioria dos brasilienses não nasceu lá.
Porto Alegre é a capital mais ao sul do Brasil.
Porto Alegre é ao lado de Curitiba uma das capitais com maior número de descendentes de europeus. O estado do Rio Grande do Sul recebeu uma grande porcentagem de imigrantes portugueses, italianos e alemães.
O estádio Arena Pantanal, em Cuiabá, recebeu esse nome em referência ao Pantanal, um dos principais ecossistemas da América do Sul. A cidade fica a 100 quilômetros do Pantanal.
Cuiabá e Curitiba quase foram excluídas pela FIFA da Copa do Mundo de 2014 devido ao atraso nas obras de suas arenas.
Com mais 1,5 milhões de habitantes, Recife era a terceira cidade mais populosa do Nordeste, seguida por Salvador e Fortaleza.
Recife foi erguida entre os rios Beberibe e Capiberibe. Por ter crescido nas margens desses rios é até hoje chamada de “a Veneza do Nordeste”.
O estado de Pernambuco abriga o maior parque tecnológico do Brasil, situado no bairro recifense de Recife Antigo.
Com uma população de 1,9 milhão habitantes em 2014, Curitiba era a oitava cidade mais populosa do Brasil e a mais populosa da região Sul.
A região metropolitana de Curitiba é formada por 26 municípios, onde viviam quase 3 milhões de pessoas no período em que ocorreu a Copa do Mundo.
Curitiba é a capital mais fria do Brasil. No inverno, a temperatura pode chegar a 0º Celsius. Chegou a nevar na cidade em julho de 2013.
O Brasil tinha cinco entre as seis capitais mais verdes da América Latina. O título de cidade mais verde da região ficou com Curitiba.
A cidade do Rio de Janeiro possuía o 2º maior PIB do Brasil e o 30º do mundo em 2014.
A ponte Rio-Niterói, que liga as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, mede 13.290 metros, o que faz dela uma das mais extensas pontes do mundo.
O Estádio do Maracanã foi construído por ocasião da Copa do Mundo de 1950. Aliás, Maracanã significa “semelhante a um chocalho” em tupi-guarani, em virtude do som dos papagaios (o maracanã-guaçu) que viviam na região.
O Maracanã serviu de palco de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e Jogos Olímpicos de 2016.
Fortaleza, no Ceará, era a segunda cidade mais populosa do Nordeste e a quinta do Brasil.
O primeiro estádio pronto para a Copa de 2014 foi o Castelão (homenagem ao ex-governador cearense Plácido Castelo), em Fortaleza.