O Flamengo possui a maior torcida do Brasil, mas você sabe por que ele recebeu esse nome? Sabe quais foram as suas primeiras atividades? Percorra os tópicos a seguir e veja alguns fatos curiosos sobre a sua história e as suas conquistas.

 

O Clube de Regatas Flamengo foi criado seis anos após a Proclamação da República, exatamente no dia 15 de novembro de 1895.

 

O time recebeu esse nome em homenagem ao bairro carioca do Flamengo, onde foi fundado.

 

No início, o Flamengo era realmente um clube náutico que disputava regatas na Baía de Guanabara. O futebol só passou a ser associado ao clube com o advento do século XX.

 

Os atletas do antigo flamengo costumavam remar no período da manhã e à tarde praticar um esporte novo chamado “football” num clube chamado, acredite se quiser: Fluminense!

 

O “Departamento de Esportes Terrestres” do Flamengo só foi fundado em 1911, atraindo jogadores que batiam bola no… Fluminense!

 

A primeira partida de futebol do Flamengo foi disputada no dia 3 de maio de 1912 na Praia do Russell, onde hoje se encontra o Hotel Glória. Foi também a primeira goleada. O Flamengo venceu o jogo por 16 a 2.

 

Primeira partida, primeira goleada, primeira vitória de campeonato. Isso mesmo: já em 1912, o clube ganhou o Campeonato Carioca de Futebol do 2º Quadro.

 

O primeiro Campeonato Carioca foi conquistado em 1916. No ano seguinte, o time se consagraria bi-campeão.

 

Que rubro-negro que nada! As primeiras cores do Flamengo foram o dourado e o azul. O dourado representava as riquezas do Brasil e o azul, a Baía de Guanabara.

 

Reza a lenda  que o dourado e o azul foram trocados pelo preto e vermelho por que eram cores que, devido à salinidade da Baía de Guanabara,  desbotavam com facilidade. O uso do rubro-negro foi inspirado nas cores do Jockey Club do Rio de Janeiro.

 

O Flamengo é pentacampeão de futebol! Isso mesmo, o clube faturou cinco campeonatos brasileiros: os de 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009.

 

Acredite, o time ganhou muito mais do que 31 Campeonatos Cariocas. Se somarmos conquistas como a  Taça Guanabara, a Copa Rio e o próprio Campeonato Carioca, são 64 títulos locais.

 

Acredite se quiser, mas entre 1978 e 1979, o Flamengo ficou 52 partidas sem perder. Foram 52 jogos invicto.

 

Em 1981, o Flamengo conquistou 3 grandes títulos importantes no espaço de um mês: o Campeonato Mundial de Clubes, a Copa Libertadores da América e o Campeonato Carioca.

 

Os maiores treinadores do Flamengo foram: Zagallo, Wanderley Luxemburgo, Paulo César Carpeggiani, Carlos Alberto Torres e Cláudio Coutinho.

 

Os maiores artilheiros da história do time foram: Zico (com 508 gols), Dida (244), Henrique (214), Romário (205) e Pirilo (201).

 

Além de ser carinhosamente chamado de Mengão pela torcida, o Flamengo recebeu a alcunha de O Mais Querido do Brasil. E não é sem motivos. A torcida atual do Flamengo soma 17% dos torcedores do país. Segundo colocado, o Corinthians tem 14%.

 

Você sabia que o hino oficial do clube foi criado por um ex-jogador, o goleiro Paulo Magalhães. O hino foi criado em 1920 e gravado pela primeira vez em 1932.

 

O maior público registrado até hoje no Campeonato Brasileiro foi na partida Flamengo 3 x 0 Santos, em 1983.

 

Se somarmos todas as modalidades esportivas, veremos que o  Clube de Regatas Flamengo foi o clube que mais conquistou medalhas em todo o mundo. Ao todo, foram 50 mil medalhas no remo, natação, basquete, automobilismo, futebol…

 

Flamengo e Corinthians são os times com maior número de “clones” Brasil afora. Só para se ter uma ideia, existe um Flamengo em Guarulhos (SP), outro em Varginha (MG), outro em Olinda (PE), outro em Ilhéus (BA), outro em Conselheiro Lafaiete (MG)…

 

Share: