Por acaso, você sabe qual o nome daquele senhor que aparece nas embalagem dos produtos Uncle’s Ben? Uma dica: ele não se chama Ben. Descubra essa e outras curiosidades sobre 50 marcas e produtos conhecidos dos brasileiros. Basta acompanhar os tópicos a seguir.
Don Pérignon, ou Pierre Pérignon, foi um monge francês que inventou o método de fabricação do champanhe. Detalhe: Pérignon também foi o responsável pela invenção do método de fechamento do produto.
O nome da água mineral francesa Perrier é uma alusão a um médico chamado Louis Perrier – a primeira pessoa a comercializar o produto.
O nome da marca de cremes e produtos de beleza e higiene Nivea vem do latim niveus/nivea/niveum que significa branco como a neve.
Você sabia que OMO é a junção das iniciais de Old Mother Owl (“Velha Mãe Coruja”), nome original do produto?
O sal de fruta Eno recebeu esse nome por causa de J. C. Eno, o inglês inventor da fórmula.
O exótico nome de um dos fármacos mais tradicionais do Brasil, a pomada Minâncora, criada em 1913, nada mais é que uma combinação de substantivos. Ele une Minerva, a deusa grega da sabedoria, à palavra âncora, uma alusão à decisão do inventor do produto, o farmacêutico português Eduardo Augusto Gonçalves, de permanecer no Brasil.
O tigre Tony, da embalagem de Sucrilhos, quase foi substituído por uma canguru fêmea chamada Katy.
Por falar em Tony, você sabia que o galo do Corn Flakes se chama Cornélius, o tucano do Froot Loops é Sam e o elefante do Choco Krispis, Melvin?
Suspeita-se que o nome do creme dental Kolynos tenha origem na palavra latina “colino”, que significa “untar com”, friccionar, esfregar.
O nome Google nasceu da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar o quanto a internet é imensa.
A Coca-Cola teve prejuízo em seu primeiro ano de operação. Nesse período, foram vendidos apenas nove copos por dia do refrigerante. Atualmente, são consumidos 1,4 bilhão de copos todos os dias
A Fanta foi criada na Alemanha na época da Segunda Guerra Mundial. Surgiu para substituir a Coca-Cola, cujos ingredientes estavam em falta. O primeiro sabor foi o de Malte. A conhecida e difundida Fanta laranja só surgiu 14 anos depois, em 1955.
Os únicos sabores da Fanta conhecidos pelos brasileiros são os de laranja, maracujá, maçã, guaraná e uva. Até há alguns anos atrás, eram comercializadas a Fanta sabor limão.
Existem ao redor do mundo os mais variados sabores de Fanta: melão (comercializada em Israel), morango (Estados Unidos), cassis (Nova Zelândia), laranja com chocolate (Austrália), iogurte (a japonesa “Fanta Moo Moo White”) e leite (Hong Kong). São, acredite, 92 sabores diferentes.
A Pepsi foi criada nos Estados Unidos em 1898 por Caleb Bradham. Na época, era vendida como digestivo e estimulante.
O refrigerante de guaraná da marca Antarctica existe desde 1921.
A matéria-prima do guaraná Antarctica – quer dizer, a própria fruta guaraná – sempre foi produzida na região de Maués, no estado do Amazonas.
Kuat, a marca do guaraná da Coca-Cola, significa “noite de lua cheia” em tupi-guarani.
O Gatorade pode ser encontrado em mais de 50 sabores, sendo vendido em mais de 50 países ao redor do mundo, gerando vendas no valor de US$ 6,4 bilhões.
Você sabia que a Maizena foi criada em 1840 e chegou ao Brasil em 1874? E que a caixinha amarela não mudou quase nada nos mais de 100 anos de história do produto?
Você sabia que o criador do chocolate ao leite foi Henry Nestlé?
O primeiro lançamento da Nesstlé foi a Farinha Láctea Nestlé, um alimento à base de leite, açúcar e cereais lançado no ano de 1866.
A Farinha Láctea foi o primeiro produto da Nestlé lançado no Brasil. Ela começou a ser importada dez anos depois da sua invenção, em 1876.
O rótulo do leite condensado com a moça leiteira tornou-se tão conhecido dos brasileiros que estes passaram a chamá-lo de “o leite da moça”, vindo daí o nome Leite Moça.
O primeiro leite em pó produzido pela Nestlé no Brasil não foi o Ninho, mas o Molico, em 1928. O Ninho só foi lançado em 1994.
O Nescau foi lançado em 1932 com o nome de Nescao.A mudança para Nescau aconteceu só em 1955. Seu nome é resultado da fusão de cacau com Nestlé.
Fusão das palavras Nestlé e café, o Nescafé chegou ao mercado em 1938 e está presente atualmente em 120 países.
A farinha Neston da Nestlé é vendida em muitos países como Nestum.
Diamante Negro é uma marca pertencente à Lacta, que foi posteriormente transferida para a Kraft Foods Inc. com a compra da Lacta. Sua origem, em 1939, faz alusão a Leônidas da Silva, apelidado de “Diamante Negro”, que foi considerado o melhor jogador da copa de 1938.
Você sabia que existe um museu dedicado ao Cup Noodles no Japão?
Um dos picolés mais antigos do Brasil é o Eski-bon, da Nestlé. Ele foi criado em 1942, há praticamente 70 anos atrás.
Conta-se que o Chicabon, também da Nestlé, ganhou esse nome em homenagem às mulatas cariocas chamadas Francisca.
O Big Mac (o “sanduíche global” da rede, com o mesmo nome em todos os países) foi introzido no McDonald’s em 1968. Foi criado em 1967 por um franqueado da rede de Pittsburgh, Pensilvânia.
O Biotônico Fontoura é comercializado desde 1910.
Também foi em 1910 que surgiu a marca de açúcar União.
O polvilho Granado, então, existe desde 1903.
Ipod é uma marca registrada da Apple. “Pod”, aliás, significa “Portable on Demand” , algo como “portátil desejado”.
O nome da empresa Canon (pronuncia-se Canon e não “Quênon”) originou-se de “Kwanon”, nome da deusa da misericórdia de uma vertente budista japonesa.
O nome da loira da embalagem dos palitos Gina é Zofia Burk.
O senhor que aparece no logotipo da marca de arroz Uncle Ben’s se chamava Frank, e não Ben.
O velhinho Bonachão do logotipo do KFC (Kentucky Fried Chicken) é o coronel Harland Sanders, fundador da empresa.
A simpático dona de casa estilizada nas embalagens de limpeza Scoth-Brite, da 3M, se chama Dolly.
O nome do camelo que aparece na embalagem do cigarro Camel é Old Joe.
O boneco da Michelin se chama Bibendum.
Uma boneca Barbie é vendida a cada 2 segundos no mundo.
O creme dental Colgate leva o sobrenome do fundador da Colgate-Palmolive, o senhor William Colgate. A marca existe desde 1806 e, atualmente, é comercilizada em 200 países.
O nome Doriana veio de outra marca de margarina da Unilever, a Dorina.