O Legião Urbana foi um grupo de rock formada em 1982 pelos músicos Renato Russo, Marcelo Bonfá e Paulo Guimarães. O baixista Renato Rocha – também chamado de Negrete – entrou para a banda pouco antes da gravação do primeiro álbum. Conheça algumas curiosidades sobre sua origem, história e legado para a música brasileira.
Quem ajudou a divulgar o trabalho da banda junto à EMI-Odeon foi o músico Herbert Viana, do Paralamas do Sucesso. Contratada pela gravadora, ela emplacou três hits logo no primeiro álbum: Será, Ainda é Cedo e Geração Coca-Cola.
O Legião Urbana terminou 1985, ano de lançamento do primeiro álbum, como um dos melhores grupos de rock brasileiros na opinião da revista de música Bizz. Renato Russo foi apontado como o melhor vocalista.
O maior sucesso do segundo disco do grupo – que, aliás, foi batizado de Dois – foi a canção Eduardo e Mônica. Músicas como Tempo Perdido, Metrópole, Índios e Quase sem Querer agradaram público e crítica, que consideraram esse álbum um dos melhores da história da música brasileira.
Uma das faixas mais longas da discografia da banda é Faroeste Caboclo, com 9 minutos de duração. Ela é uma das faixas do terceiro álbum, lançado em 1987. Vinte e cinco anos depois, a música foi adaptada com sucesso para o cinema.
Batizado de As Quatro Estações, o quarto álbum do Legião Urbana é até hoje o mais vendido da história da banda. Com 2 milhões de cópias, ele emplacou sucesso como Meninos e Meninas. Aliás, foi através dessa música que Renato Russo sugeriu pela primeira vez a sua bissexualidade.
Outra música extremamente longa é Metal Contra as Nuvens, uma das faixas do quinto álbum, com mais de 10 minutos de duração. Vento no Litoral foi escrita por Renato Russo para um ex-namorado norte-americano.
A primeira coletânea foi Música para Acampamentos, um disco duplo com os maiores hits da banda. Com faixas gravadas em estúdio e ao vivo, ele possui apenas uma música inédita: A Canção do Senhor da Guerra.
Batizado de O Descobrimento do Brasil, o sexto álbum de estúdio foi lançado num momento em que Renato Russo se internou em uma clínica para se livrar da dependência química. Foi quando a banda resolveu “dar um tempo”.
Renato Russo gravou três projetos solos de estúdio: The Stonewall Celebration Concert, Equilíbrio Distante e O Último Solo. Cantado em inglês, The Stonewall Celebration foi uma homenagem aos… CONTINUE A LEITURA