A morte do ator UMBERTO MAGNANI durante as gravações da novela Velho Chico, exibida pela Rede Globo, pegou a todos de surpresa. A trama ainda estava no início e o personagem de Magnani foi substituído por outro interpretado pelo ator Carlos Vereza. A causa da morte foi um acidente vascular encefálico. Mas Magnani não foi o primeiro ator a morrer quando estava atuando. Na mesma novela, só que nos capítulos finais, morreu de forma inesperada o ator Domingos Montagner. Astros do teatro como Cacilda Becker, da televisão como Jardel Filho e do cinema como Marilyn Monroe morreram quando ainda atuavam nos palcos ou filmavam novelas ou filmes. Veja abaixo uma lista com 12 atores que morreram literalmente em cena.

 

DOMINGOS MONTAGNER – Principal ator da novela Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela Globo em 2016, Montagner aproveitou o intervalo das gravações para nadar no rio São Francisco com a colega Camila Pitanga. Mas ambos foram arrastados pela correnteza, sendo que Camila conseguiu sobreviver, não Montagner. O corpo foi encontrado no fundo do rio, deixando produção e elenco desesperados. Como faltavam poucos dias para o fim das gravações, a direção resolveu substituir o personagem por uma câmera (foi como se a câmera fosse os olhos dele). O episódio deixou o Brasil perplexo, pois ninguém em hipótese alguma esperava que mais um ator de velho Chico fosse morrer enquanto a novela ainda estava no ar. O primeiro foi Umberto Magnani.

 

CACILDA BECKER – Conhecida por filmes como Floradas na Serra (um grande sucesso dos antigos estúdios da Vera Cruz) e peças como Casa de Bonecas, de Ibsen, e Esperando Godot, de Beckett, Cacilda Becker foi uma das grandes damas da dramaturgia brasileira dos anos 40 aos 60. Teve um derrame cerebral enquanto encenava a peça Esperando Godot, em 6 de maio de 1969. Permaneceu 38 dias em coma, até falecer no hospital São Luiz, em São Paulo.

 

JARDEL FILHO – Com dezenas de filmes e novelas no curriculum – algumas inesquecíveis, como O Bem-Amado, Coração Alado e Brilhante –, Jardel Filho morreu quando a novela Sol de Verão, na qual atuava na época, ainda estava no ar. A causa da morte foi um ataque cardíaco, ocorrido em 23 de fevereiro de 1983. Sem saber o que fazer com seu personagem, o autor da novela providenciou uma viagem repentina para ele. Todo o elenco ficou abalado e o final da novela foi antecipado pela Rede Globo.

 

SÉRGIO CARDOSO – Considerado um dos melhores atores brasileiros dos anos 60 e 70, Sérgio Cardoso atuou em novelas como A Cabana do Pai Tomás, Pigmaleão 70 e O Primeiro Amor. Morreu de ataque cardíaco em agosto de 1972, quando atuava nessa última novela. A sua saída repentina de cena repercutiu fortemente na imprensa da época. Para substituí-lo na trama, os produtores de O Primeiro Amor convocaram o ator Leonardo Villar.

 

DANIELLA PEREZ – O assassinato da atriz Daniela Perez, no dia 28 de dezembro de 1992, movimentou o Brasil inteiro. Chegou a ser noticiado até no exterior. Daniela foi morta pelo também ator Guilherme de Pádua, que fazia par romântico com ela na novela De Corpo e Alma. O crime ocorreu depois de mais um dia de gravações, quando a atriz voltava para casa. Seu automóvel foi fechado por Pádua, que desferiu-lhe um soco e a sequestrou. Daniela recebeu várias punhaladas ainda no carro do ator. O corpo foi levado para um matagal, onde recebeu outros golpes. No total, foram 18 punhadas. A morte de Daniela deixou o elenco completamente chocado. Glória Perez, autora da novela e mãe da atriz, lutou durante anos pela alteração da Lei dos Crimes Hediondos, que incluiu o homicídio qualificado como crime inafiançável. Na trama, a personagem de Daniella viaja para fazer uma bolsa de estudos no exterior e o de Guilherme some.

 

BRUCE LEE – Lee Jun-Fan, mais conhecido mundialmente como Bruce Lee, foi um ator, produtor e lutador de artes marciais nascido em Hong Kong. Morreu em 30 de julho de 1973, quase três meses depois de desmaiar quando fazia as dublagens do filme Operação Dragão. O diagnóstico foi um edema cerebral. Ele tinha 32 anos na época.

 

BRANDON LEE – Filho do lendário lutador e ator Bruce Lee, o norte-americano Brandon faleceu em março de 1993 aos 28 anos. A causa da morte foi um tiro acidental durante as gravações do filme O Corvo. Um dos atores disparou uma arma de verdade, que tinha uma bala presa no cano, algo que passou despercebido pela produção. Brandon usava um saco com uma substância que simulava sangue, daí que ninguém de início notou ter sido ele atingido por um projétil de verdade. O filme só foi concluído e lançado após uma acordo com a família do ator. Entre as produções com a participação de Brandon estão O Massacre do Bairro Japonês, Rajada de Balas, O Corvo e Sexo, Mentiras e Vídeo-tape.

 

JOHN CANDY – O ator canadense John Candy morreu quando gravava o filme Dois Contra o Oeste, em 4 de março de 1994. Candy foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. Os produtores tiveram que providenciar um novo roteiro com o mínimo de aparições possíveis do ator. Quando não dava para substituí-lo, recorreram a um dublê. Entre os filmes mais famosos de John Candy estão Os Irmãos Cara-de-Pau, A Pequena Loja de Horrores, Esqueceram de Mim, Recrutas da Pesada, Antes Só do que Mal Acompanhado e Splash – Uma Sereia em Minha Vida.

 

CORY MONTEITH – Dois meses antes de sua morte, o ator canadense Cory Monteith havia se internado numa clínica para recuperação do vício em drogas. Mas de nada adiantou. Monteith foi encontrado morto num hotel de Vancouver, no Canadá, em julho de 2013. A causa do óbito foi overdose, provavelmente de heroína com outras substâncias. Na época, ele fazia o papel de Finn Hudson no seriado Glee.

 

HEATHER LEDGE – Famoso pelo papel do cowboy Ennis Del Mar, em O Segredo de Brokeback Mountain, e de Coringa, em Batman – O Cavaleiro das Trevas, Heather Ledge foi encontrado morto em seu apartamento, em janeiro de 2008. A causa da sua morte só foi divulgada duas semanas depois: intoxicação por remédios. Ele tinha acabado de gravar Batman – O Cavaleiro das Trevas e estava começando as gravações de O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus. Com a morte repentina do ator, os produtores tiveram que providenciar mudanças no roteiro. Ledger foi cremado e suas cinzas jogadas numa praia da Austrália, país onde nasceu.

 

RIVER PHOENIX – Irmão do também ator Joaquin Phoenix, River desmaiou na porta de uma boate e acabou morrendo cerca de uma hora depois. A autópsia revelou morte por insuficiência cardíaca provocada por overdose. Phoenix tornou-se famoso sobretudo pelo filme Conta Comigo. O filme Dark Blood, que estava sendo gravado naquela época, acabou sendo arquivado. Phoenix atuou em produções como A Costa do Mosquito e Indiana Jones e a Última Cruzada. Morreu com apenas 23 anos de idade em 31 de outubro de 1993.

 

OLIVER REED – Acredite se quiser, mas Reed morreu três dias antes de terminar as gravações do filme Gladiador. Desesperado, o diretor Ridley Scott precisou usar a tecnologia para substituir o ator nas cenas finais: ele foi substituído por um dublê e seu rosto, por efeitos em computação gráfica. Reed morreu em virtude de uma bebedeira num pub da ilha de Malta, onde estava sendo realizadas as gravações. Tinha 61 anos de idade.

 

MARILYN MONROE – Considerada um dos maiores ícones da história do cinema, Marilyn Monroe, cujo nome verdadeiro era Norma Jeane Mortensen, faleceu por causa de uma intoxicação por barbitúricos (uma espécie de sedativo). Ela foi encontrada desacordada em sua casa nas primeiras horas de 5 de agosto de 1962. A morte ocorreu durante as filmas de Something’s Got to Give, em que Marilyn atuava ao lado de Dean Martin. Existem inúmeras teorias da conspiração sobre o caso, uma delas argumenta que a atriz teria sido morta pelo serviço secreto norte-americano em virtude de um suposto envolvimento com o presidente John Kennedy. Seus filmes mais conhecidos: Quanto Mais Quente Melhor, O Pecado Mora ao Lado, Como Agarrar um Milionário e Os Homens Preferem as Loiras.

 

Imagem acima: Marilyn Monroe.

 

Fontes: Wikipédia, Guia da Semana, Contigo, Adoro Cinema.

Share: