
Você sabia que as serpentes são capazes de perceber odores pela língua? Sabia que muitos insetos utilizam as antenas para sentir cheiros? Saiba mais sobre o mundo dos odores e descubra algumas curiosidades sobre o olfato nas linhas a seguir. Você certamente achará interessantes.
O primeiro sentido a se desenvolver no recém-nascido é o olfato. Os demais sentidos só se irão se desenvolver depois de alguns dias. O bebê é capaz de reconhecer a mãe pelo cheiro.
A área do nariz responsável por identificar os odores é chamada de epitélio olfativo
O ser humano possui 25 milhões de células olfativas.
As células olfativas humanas ocupam apenas 10 centímetros quadrados do nariz. No cachorro, elas ocupam 25 centímetros e no tubarão, 60 centímetros.
O nariz humano tem capacidade para sentir até 1 trilhão de cheiros diferentes.
Uma rata fecundada por um parente próximo aborta tão logo sente o odor de um rato estranho, com o qual acabará acasalando.
Um macho de uma mariposa é capaz de sentir o cheiro de uma fêmea a 2 quilômetros de distância.
O cachorro possui 300 milhões de células olfativas. Isso, no entanto, não é nada diante do urso, que possui 4 bilhões de células do mesmo tipo.
Tubarões tem o olfato tão desenvolvido que são capazes de sentir cheiro de sangue a quilômetros de distância.
As serpentes sentem os cheiros através da língua. As partículas que existem no ar grudam na língua e se encaixam em duas aberturas no céu da boca, onde os odores são percebidos pelo réptil.
Acredite se quiser, mas os urubus são capazes de enxergar um animal morto a 3.000 metros de altura e sentir o seu cheiro a 50 quilômetros de distância.
Gambas não são malcheirosos. Eles só liberam o fedor quando se sentem ameaçados. O mau cheiro vem da secreção de duas glândulas que… CONTINUE A LEITURA