Você sabia que uma pessoa com 71 anos de idade passou dois meses de sua vida soltando puns? Sabia que o pum é constituído em grande parte por gás metano? Descubra algumas curiosidades surpreendentes e bizarras sobre o assunto nas linhas a seguir.

 

Uma pessoa saudável solta de 1 litro a 1 litro e meio de gases por dia.

 

Mas quantas vezes essa pessoa peida, ou melhor, solta “puns” por dia? Pessoas saudáveis soltam 12 a 25 “puns” diariamente.

 

Acredite se quiser, mas 90% dos gases responsáveis pelo “pum” vêm de nossa boca. Só 10% são formados no intestino grosso.

 

O arroto nada mais é do que a liberação de ar pelo estômago. Ele chega até o estômago e toma o caminho de volta. Como esse ar não vai para o intestino, não podemos, ao contrário do dito popular, chamá-lo de “pum” que “subiu de elevador”.

 

Os gases saem do nosso organismo a uma velocidade média de 10 metros por segundo.

 

Aos chegar aos 71 anos (atual expectativa de vida do brasileiro), você terá gastado 3 meses e 4 dias de sua vida fazendo cocô, além de 2 meses soltando “puns”.

 

Acredite se quiser, mas o corpo humano continua soltando gases até 3 horas depois da morte.

 

O gás liberado durante o peido, digo “pum”, é em grande parte constituído de enxofre. É por isso que pessoas que consomem alimentos ricos em enxofre soltam “puns” mais fedidos.

 

Alguns alimentos fazem a pessoa soltar mais gases, como é o caso do feijão e do grão-de-bico. Mas existem alimentos que tornam o “pum” ainda mais fedido, e o maior exemplo é a carne. Isso significa que…

 

Animais herbívoros (vacas, ovelhas etc) soltam mais gases do que os carnívoros; em compensação, são os carnívoros que soltam os mais fétidos.

 

Alimentos que fazem a gente soltar mais gases: batata-doce, inhame, mandioca, grão-de-bico, feijão, couve-flor, repolho, ovos etc.

 

Você sabia que o cheiro ruim das fezes é produzido pelos compostos sulfurosos das bactérias presentes nelas? Quantas bactérias? Não se sabe exatamente, a única certeza é a de que são entre 150 a 500 tipos.

 

Soltar “pum” em público é falta de educação, certo? Depende da cultura. Entre a amazônica dos yanomami, por exemplo, o pei… digo, o “pum” é usado como saudação.

 

Agora a pergunta: dá para queimar o peido, ou melhor, “pum” no momento em que ele estiver saindo? Sim, pois o pum é em grande medida formado por um gás inflamável chamado metano.

 

Você sabia que é possível descobrir vida em outro planeta pela quantidade de metano em sua atmosfera? Quanto mais metano, maior a probabilidade de haver vida. Por falar nisso…

 

Os gases expelidos pelos rebanhos bovinos são em grande responsáveis pelo efeito estufa. O motivo: eles contém metano, que é 21 vezes mais ativo que o gás carbônico, um dos principais vilões do efeito estufa.

 

Existe um livro chamado A Arte de Peidar. Foi escrito em 1751 por um francês chamado Pierre Thomas Nicolas Hurtaut e tem como subtítulo: “Ensaio teórico-físico e metódico para o uso das pessoas constipadas, das pessoas graves e austeras, das senhoras melancólicas e de todos aqueles que insistem em permanecer escravos do preconceito”. Caso tenha se interessado, ele foi traduzido para o português pela editora Phoebus.

 

Share: