Descubra nas linhas abaixo algumas curiosidades e bizarrices sobre os dentes. Você sabia, por exemplo, que a cárie é uma das doenças que mais afetam a humanidade? Sabia que ela é comum sobretudo entre os povos que consomem mais açúcar? Sabia também que ainda existem dentistas de rua?
Seres humanos normalmente possuem 32 dentes, sendo 16 na mandíbula e 16 no maxilar.
Os dentes de leite surgem até os seis anos de idade. Normalmente são 10 dentes na mandíbula e 10 no maxilar.
O último dente a “crescer” é o siso, que aparece por volta de 21 anos (e, por isso mesmo, é chamado de “dente do juízo”).
A cárie é a segunda doença mais comum depois do resfriado.
Dentes rachados ou lascados podem contrair cárie com maior facilidade.
Uma cárie pode levar até oito anos para progredir do esmalte até a dentina, a parte mais interna do dente.
A raiz do dente pode ser afetada pela cárie. Isso ocorre quando a gengiva retrai em virtude do envelhecimento e deixa parte da raiz exposta. E como nessa região não existe esmalte, o dente fica menos protegido. É a chamada cárie radicular, comum em pessoas com mais de 50 anos.
Indígenas e não-ocidentais desenvolvem menos cáries, e por um motivo bastante óbvio: eles consomem menos açúcar do que os ocidentais.
A gengivite é uma inflamação da gengiva causada por bactérias. Entre os sintomas mais comuns estão o inchaço, a vermelhidão o sangramento da gengiva. Se não for tratada, pode provocar problemas mais graves.
O tratamento de canal deve ser feito quando a polpa do dente é atingida por alguma inflamação irreversível ou fica exposta. Essas infecções devem ser… CONTINUE A LEITURA