
Os japoneses são conhecidos como um povo educado e extremamente respeitoso com o espaço em comum. Eles costumam, por exemplo, manter os locais públicos sempre bem limpos (e a limpeza é impressionante). Descubra nas linhas a seguir quais os hábitos mais comuns no trato com os outros, bem como quais deviam ser copiados aqui. Temos que lembrar que os japoneses não são educados “apenas por serem educados”, mas por considerar que a boa educação pode ser útil no dia a dia.
01 – Os japoneses vestem-se formalmente para muitas ocasiões, seja um encontro cultural, uma visita a uma empresa ou uma festa entre amigos.
02 – No Japão, é comum usar uma máscara cirúrgica nas ruas quando se está gripado. Assoar o nariz em público é considerado falta de educação.
03 – Pedir desculpas. Assim como outros povos, os japoneses pedem desculpas para tudo.
04 – Outra coisa que devíamos aprender com os japoneses: a pontualidade. Ela é comum inclusive no transporte público. Trens-bala, metrô e ônibus são extremamente pontuais.
05 – Os japoneses são extremamente obediente às filas. Também costumam usar sempre o lado direito da escada rolante para deixar a passagem livre para quem estiver com pressa. Quando vão entrar no trem/metrô, deixam os passageiros recém-chegados saírem primeiro.
05 – Existem muitas maneiras de se cumprimentar no Japão. Uma delas é se curvando para a pessoa. O detalhe é que quanto mais se curva, maior a importância de quem se cumprimenta. A curva 15o serve para amigos e colegas de trabalhos, de 30o para um professor ou chefe; e de 45º para o imperador. Temos que os japoneses também pedem desculpas curvando-se.
06 – Dar presentes. A cultura do presente se enraizou de tal forma que os japoneses costumam presentar os outros com bastante frequência. Quando são convidados para um jantar, por exemplo, costumam levar presentes para o anfitrião e, em muitos casos, para todas as pessoas da casa. Um detalhe importante: é considerado falta de educação abrir um presente na hora.
07 – Se você for convidado para ir na casa de um japonês, não esqueça de levar uma lembrancinha. E no momento em que estiver entrando, tire os sapatos e peça desculpas por incomodar.
07 – Os japoneses são bastante respeitosos com os assentos reservados para grávidas, pessoas com crianças de colo, idosos e portadores de deficiência no transporte público. Eles dificilmente usam esse tipo de assento, deixando-os sempre livres para as pessoas que realmente precisam.
08 – Banhos públicos são comuns no Japão. Mas o que muitos estrangeiros não sabem é que os japoneses se lavam antes de utilizarem as piscinas, banheiras comuns e ofurôs. Como muitas dessas banheiras são compartilhadas, o ideal é que a pessoa esteja realmente asseada antes de utilizá-las (lembrando que elas são muito utilizadas para relaxamento).
09 – Uma coisa que todo brasileiro de passagem pelo Japão deve aprender: NUNCA jogue papel ou qualquer tipo de resíduo no chão. Se estiver com um saco de snacks, embalagem de sorvete ou outra embalagem de alimentos na rua, procure uma lixeira ou coloque-o na bolsa até encontrar um local adequado para o descarte. As cidades japonesas são extremamente limpas, e eles têm orgulho disso.
10 – Uma curiosidade: os japoneses sempre trocam cartões quando se apresentam. Por isso, ainda que esteja de passagem pelo país você leve alguns cartões de visitas, eles serão extremamente úteis.
11 – Assim como outros povos, os japoneses não costumam conversar alto em público. Quando precisam conversar ao celular, eles param num local apropriado e fazem o que tem que fazer. Conversar ao celular no transporte público também não é bem visto.
12 – Abandonar produtos eletrônicos, móveis ou lixo em local inadequado é crime no Japão. Existem locais apropriados para isso, que são usados por quase toda a população.
13 – Quando encontram uma carteira ou objeto pessoal na rua, os japoneses procuram um posto policial para que estes procurem o dono e devolvam. Acredite se quiser: carteiras perdidas são devolvidas ao proprietário intactas.
14 – Mesmo quando o trânsito é insignificante, é comum que as pessoas esperem o farol fechar para atravessar a rua. Outra coisa importante: os japoneses sempre atravessam na faixa.
15 – Todos colaboram com a limpeza e manutenção dos locais públicos. As escolas, por exemplo, são limpas pelos próprios estudantes. Existem grupos de cidadãos que saem às ruas em busca de qualquer resquício de sujeira, seja uma bituca de cigarro ou papel amarrotado, para jogá-lo devidamente no lixo.