Predominante em todo o Nordeste, a caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Possui um número incontável de plantas adaptadas ao clima seco, entre as quais o pau-ferro, o xique-xique, o jericó e outras. Veja nas linhas a seguir algumas informações sobre a caatinga.
De origem tupi-guarani, a palavra caatinga significa “mata branca”. O cinza e o branco são as cores predominantes nos períodos de estiagem.
A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Sua área original era de 740.000 quilômetros quadrados. Hoje, mais de 50% dela está devastada.
O bioma da caatinga engloba territórios dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, além do norte de Minas Gerais.
O clima típico da região de caatinga é o semiárido, cuja maior característica são as chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano.
Agreste e sertão são diferentes. O agreste é a faixa intermediária entre o sertão (onde chove menos e a vegetação é mais acinzentada) e a zona da mata (onde os índices pluviométricos são mais elevados e a vegetação abundante e verde).
A caatinga é bastante variada e complexa, mas tem algumas características comuns: é adaptada ao clima semiárido nordestino, convive bem com o… CONTINUE A LEITURA