Com 903.357 quilômetros quadrados, o Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro em extensão. Os dois primeiros são o Pará e o Amazonas. Possui três biomas em seu território, sendo um deles o Pantanal. Veja alguns fatos interessantes e curiosidades sobre o estado nas linhas a seguir.
O nome Mato Grosso tem origem na grande extensão de mato espesso e alto localizado nas margens do rio Galera encontrada na região. As primeiras referência a ele datam do século XVII.
O Mato Grosso tinha uma população de 3,2 milhões de habitantes em 2014, o que equivalia a 1,6% da população brasileira.
A capital e cidade mais populosa do estado é Cuiabá.
O Mato Grosso possui 117 municípios. Os mais populosos são, pela ordem: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. O menos populoso é Araguainha.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas, o Mato Grosso devia ser território espanhol. Foram eles que fundaram as primeiras povoações do estado. Os espanhóis, no entanto, acabaram sendo expulsos por bandeirantes oriundos de São Paulo, que fundaram cidades como Cuiabá.
Até 1977, os livros de geografia registravam um único e extenso estado chamado Mato Grosso. Com o desmembramento da região sul, surgiu o atual estado do Mato Grosso do Sul, com capital em Campo Grande.
Cuiabá é, ao lado de cidades como a tocantinense Palmas, a piauiense Teresina e a rondonense Porto Velho, uma das capitais mais quentes do Brasil. Os termômetros chegaram a registrar 42º Celsius na região durante a primavera de 2015.
Escolhida como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá construiu uma moderna arena esportiva… CONTINUE A LEITURA