
Percorra as linhas abaixo e descubra alguns fatos curiosos sobre o estado do Paraná e suas principais cidades, entre as quais Curitiba, Paranaguá e Maringá. Você sabia, por exemplo, que Curitiba é uma das cidades mais verdes do Brasil?
O nome do estado do Paraná é derivado do rio que delimita a fronteira oeste de seu território. Paraná veio do tupi “pa’ra” = “mar” mais “nã” = “semelhante, parecido”. Paraná significa, portanto, “rio grande, parecido com o mar”.
O primeiro registro do litoral do Paraná – mais propriamente da baía de Paranaguá – foi feito pelo aventureiro alemão Hans Staden, no século XVI.
O Paraná é o sexto estado mais populoso do Brasil, com 10,5 milhões de habitantes.
A cidades mais populosas do Paraná são, por ordem: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Colombo, Guarapuava e Paranaguá.
O Paraná possui atualmente 339 municípios.
A cidade mais antiga do estado é Paranaguá, fundada em 1648.
À propósito, Paranaguá (ou Parnaguá) significa em tupi-guarani “grande mar redondo”.
Os estados de São Paulo e Paraná formaram uma única província no passado. A emancipação paranaense ocorreu em 1851. Curitiba tornou-se capital da província 3 anos depois.
O Dia da Emancipação, data em que os paranaenses comemoram o surgimento da Província do Paraná, é comemorado em 19 de dezembro.
A árvore símbolo do Paraná é a araucária (Araucaria angustifolia). Os ramos dessa árvore aparecem na bandeira e no brasão do estado. A araucária também dá nome a um município da região metropolitana de Curitiba.
O Paraná é um dos estados com maior variedade étnica do Brasil. O estado beneficiou-se com a política de imigração do Império, que trouxe imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, judeus e portugueses. Existe também no Paraná um… CONTINUE A LEITURA