
Curitiba é a capital e principal cidade do estado do Paraná. Com 1,9 milhão de habitantes, é também a mais populosa. Veja algumas curiosidades sobre sua história, sua geografia e suas atrações nas linhas abaixo.
Com 3,2 milhões de habitantes, a região metropolitana de Curitiba engloba 29 municípios. Entre eles estão São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Pinhais, Araucária e Quatro Barras.
Curitiba possui 75 bairros. Os mais populosos estão na região de Cidade Industrial, Sítio Cercado, Cajuru, Boqueirão e Uberaba.
De origem indígena, a palavra Curitiba significa “muito pinheiro” ou “terra dos pinhais”. O tal pinheiro é a araucária, uma árvore de clima sub-tropical também conhecida como pinheiro-do-paraná.
A araucária inspirou também os nomes das cidades de São José dos Pinhais, Pinhais e Araucária. Está presente nos brasões de diversas cidades do Centro-Sul do Brasil, como a paulista Campos do Jordão, a paranaense Ponta Grossa e a catarinense Caçador.
Curitiba recebeu grande levas de imigrantes europeus, como portugueses, alemães, italianos, ucranianos e poloneses. É a segunda cidade do continente americano com maior número de descendentes de poloneses (a primeira é a norte-americana Chicago).
A proximidade com o oceano e a altitude fazem de Curitiba a capital mais fria do Brasil. Some-se a isso o fato de que ele está na Região Sul. A temperatura mais baixa já registrada por lá foi -6º Celsius, em 1920.
Curitiba é a capital brasileira com o menor índice de analfabetismo.
Em 2006, Curitiba foi apontada pela revista America Economia como a quinta melhor cidade latina para se investir. Ficou atrás apenas de São Paulo, Monterrey (México), Santiago (Chile) e Miami (Estados Unidos).
Curitiba é a quinta grande cidade mais arborizada do Brasil (as primeiras são Goiânia, Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre). Possui cinco vezes mais áreas verdes… CONTINUE A LEITURA