Percorra as linhas abaixo e conheça algumas informações interessantes sobre a morte – muitas um tanto bizarras. Veja também como o corpo morre, como é a pena de morte através do mundo e outras curiosidades relativas ao tema. Algumas são surpreendentes.
Cento e duas pessoas morrem por minuto no mundo. Detalhe: a maioria são homens.
Quando uma pessoa morre, o último sentido a fenecer é a audição. O primeiro costuma ser a visão, seguido do paladar, o olfato e o tato.
O corpo demora meses para se decompor. Hoje em dia, porém, a decomposição é mais lenta devido aos conservantes contidos nos alimentos.
A cor negra é associada à morte e ao luto na cultura ocidental. Em alguns países do Oriente, a cor do luto é o branco.
Na mitologia grega, a morte é personificada por Tânatos. Na psicanálise, Tânatos é a “pulsão da morte”, impulso inconsciente que busca a destruição e o fim total da vida.
O deus grego do mundo inferior e dos mortos era Hades. Seu equivalente romano era Plutão.
O funeral é uma cerimônia de despedida do falecido. No Brasil, o morto é velado pela família e pelos amigos até a hora do sepultamento ou cremação. Ele nunca é deixado sozinho.
Não existe luto e muito menos velório no islamismo. O corpo é exibido em público por um curto período de tempo – o suficiente para que o imã (líder religioso) local conduza uma prece – e logo sepultado.
Os muçulmanos são normalmente enterrados sem caixão. O corpo é envolto em três peças de roupa (dois para as mulheres) e sepultado com a cabeça virada para Meca.
Assim como os muçulmanos, os judeus costumam sepultar o falecido no mesmo dia da morte. O corpo é normalmente banhado antes do enterro. Homens banham homens e mulheres banham mulheres. Outro hábito comum entre os judeus é… CONTINUE A LEITURA