
Também chamado de Estrela D’Alva, o planeta Vênus é um dos corpos mais brilhantes no céu noturno? Mas você sabia que ele é terrivelmente quente? Sabia também que pode “garoar” ácido sulfúrico por lá? Percorra os tópicos as seguir e confira algumas curiosidades sobre esse fascinante planeta.
Vênus recebeu esse nome em referência à deusa grega do amor e da beleza, cuja equivalente romana era Afrodite.
Popularmente chamado de Estrela D’Alva, Vênus é o terceiro objeto mais brilhante no céu depois do sol e da lua. Isso por que ele reflete 2/3 da luz que recebe do sol.
Além de Estrela D’Alva, Vênus é chamado de Estrela Vésper, Estrela Vespertina, Estrela Matutina e Estrela do Pastor.
Mercúrio e Vênus são os únicos planetas do sistema solar que não possuem luas.
A superfície de Vênus é mais quente que a de Mercúrio, apesar de este estar mais próximo do Sol. No lado iluminado, as temperaturas podem chegar a tórridos 500º Celsius.
Os dias são mais longos do que o ano no planeta Vênus. Enquanto o ano dura 225, o dia chega a durar 243 terrestres.
Enquanto na Terra o sol nasce no leste e se põe no oeste, em Vênus ocorre o contrário: ele nasce no oeste e se põe no leste.
Um pessoa com 70 quilos pesaria apenas 26 quilos em Vênus.
O céu de Vênus é de cor amarelo-laranja.
A atmosfera venusiana é extremamente densa, composta em sua maior parte de dióxido de carbono.
Vênus é um planeta coberto por três camadas de nuvens, que se estendem por até 70 quilômetros de altitude. A última camada é em sua maior parte constituída de gotículas de ácido sulfúrico em solução aquosa.
A pressão em Vênus é 90 vezes superior a da Terra. As naves que para lá foram enviadas, não conseguiram sobreviver por mais de uma hora.
Vênus possui continentes maiores que a África, montanhas mais antigas que o Everest e cânions mais largos que o Grand Canyon.
Existem mais de 1 milhão de vulcões em Vênus. Eles lançam todos os dias milhões de toneladas de gases tóxicos na atmosfera do planeta.
A Terra poderá entrar em rota de colisão com o planeta Marte, Mercúrio ou Vênus daqui a 1 bilhão de anos. O mais provável é que ela colida com Mercúrio.