O escritor norte-americano Jerome David Salinger é autor da obra O Apanhador no Campo de Centeio. Considerado um dos livros mais influentes do século XX, O Apanhador fez a cabeça de milhões de jovens ao redor do mundo. Descubra nos tópicos a seguir algumas curiosidades sobre o seu autor.

 

J. D. Salinger, ou simplesmente Jerome David Salinger, nasceu em nova York em 1 de Janeiro de 1919 e morreu em 27 de Janeiro de 2010, aos 91 anos.

 

O escritor participou como soldado da invasão da Normandia no chamado Dia D – que marcou o início do fim da Segunda Guerra Mundial.

 

Salinger escreveu diversos livros, mas a obra que o tornou famoso de fato foi O Apanhador no Campo de Centeio, escrita em 1951.

 

O Apanhador No Campo de Centeio retrata a vida do adolescente Holden Caufield, e trata basicamente da relação de um adolescente com o mundo. Apesar de ter sido lançado na década de 50, O Apanhador continua vendendo cerca de 200 mil cópias por ano.

 

Um dos maiores fãs de O Apanhador é Mark Chapman, o homem que matou John Lennon. Segunda algumas testemunhas, Chapman teria lido um trecho de O Apanhador em seu julgamento.

 

Conta-se que o atirador que tentou matar o ex-presidente Ronald Reagan também teria se inspirado no best-seller de Salinger.

 

O Apanhador é citado em diversos filmes, entre os quais O Iluminado e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. Em Teoria da Conspiração, Mel Gibson interpreta um personagem obcecado pelo livro.

 

Em 1953, Salinger abandona Nova York e passar a viver isolado numa cidade de 11 mil habitantes chamada Cornish, em New Hampshire.

 

O último trabalho de J. D. Salinger foi publicado em 1965, na revista The New Yorker. Sua última entrevista foi em 1974, 36 anos antes de sua morte.

 

Nos anos 1990, a vida do recluso Salinger foi totalmente exposta por uma ex-namorada, Joyce Maynard, no livro Abandonada no Campo de Centeio. Joyce conta que os dois tiveram um romance nos anos 70, quando ela contava 18 anos e ele era quase sessentão.

 

Por mais que tentasse viver em isolamento, sempre surgiam novos detalhes da vida de Salinger. Em 2000 foi sua filha, Margareth Salinger, que lançou um livro sobre ele, intitulado Dream Catcher – A Memoir.

 

Em 2009, um sujeito chamado Fredrik Colting é proibido pela justiça de publicar o que seria uma continuação de O Apanhador no Campo de Centeio.

 

O Apanhador No Campo de Centeio foi escolhido como um dos 100 melhores livros de língua inglesa do século XX.

 

As bandas de rock Green Day e Guns N´Roses gravaram músicas totalmente inspiradas em O Apanhador No Campo de Centeio.

 

O Apanhador No Campo de Centeio foi lançado em Portugal como Uma Agulha no Palheiro.

 

Share: