Carmen Miranda foi uma das maiores estrelas da era de ouro do rádio brasileiro. Foi também uma das primeiras artistas brasileiras a ganhar projeção no cinema norte-americano. Infelizmente, morreu jovem, deixando milhões de fãs desolados. Veja a seguir algumas curiosidades sobre sua vida e sua carreira.

 

Carmen não era brasileira de nascimento. Ela nasceu na cidade portuguesa de Marco de Canaveses e ainda pequena veio morar com a família no Rio de Janeiro.

 

Seu nome completo era Maria do Carmo Miranda da Cunha.

 

Seu primeiro emprego foi numa loja de gravatas, em seguida numa chapelaria.

 

Sua primeira gravação foi o samba Não Vá Sim’bora” e primeiro grande sucesso foi a marchinha Taí (Pra Você Gostar de Mim).

 

Ela tinha apenas 1,52 metro de altura. Aliás, foi por isso que ganhou o apelido de “A Pequena Notável”.

 

Além de “A Pequena Notável”, Carmen também foi chamada de “Embaixatriz do Samba” e “Brazilian Bombshell” (este último por norte-americanos encantados com sua desenvoltura e talento).

 

Carmen foi uma das primeiras artistas multimídias do Brasil. Além de cantar, ela dançava e atuava. Chegou a trabalhar no rádio, televisão e cinema.

 

Foi a primeira artista a assinar um contrato com uma emissora de rádio, enquanto a maioria recebia apenas cachê.

 

Carmen apareceu caracterizada de baiana pela primeira vez no filme Banana da Terra, de 1939. Consta que teria interpretado músicas como O Que é Que a Baiana Tem?, que ajudou a projetar a carreira de… CONTINUE A LEITURA

Share: