O poeta, escritor e editor norte-americano Edgar Allan Poe nasceu na cidade de Boston, Massachusetts, em 1809, e faleceu em Baltimore, Maryland, em 1849. Ele é conhecido pelo poema O Corvo, além de outras obras consideradas de grande valor pelos críticos literários. O que ninguém sabia é que sua vida e sua morte são cercadas de mistério. Veja quais são esses mistérios e descubra algumas curiosidades sobre Poe.

 

Nasceu como Edgar Poe, mas acabou recebendo o Allan da família que o adotou. Poe tinha ficou órfão quando sua mãe faleceu, pouco tempo depois de ser abandonada pelo marido.

 

Passou parte da infância em Londres, na Inglaterra, para onde a família adotiva tinha se mudado na esperança de expandir seus negócios. Poe viveu cinco anos fora em Londres.

 

A primeira coleção de poemas reunida em livro foi Tamerlane and Other Poems, publicado em 1827, quando Poe tinha somente 18 anos. Um detalhe: foram publicadas apenas 50 cópias.

 

Quando o poeta The Raven (O Corvo), foi vendido pela primeira vez, em 1845, Poe recebeu apenas US$ 9 pelo trabalho.

 

Nem todos sabem, mas o nome da equipe de futebol americano Baltimore Ravens foi inspirado no poema The Raven.

 

Poe adorava gatos, chegando muitas vezes a escrever com seu próprio gato no ombro. Esses felinos são reverenciados em muitos dos seus trabalhos. Agora uma coincidência macabra: seu gato de estimação foi encontrado morto pela sogra na mesma época da morte do escritor.

 

Mudou-se para Baltimore, no estado de Maryland, onde viveu na casa de uma tia. Casou-se com a prima Virginia Clemm, de apenas 13 anos (na época, ele tinha 25).

 

Virginia faleceu em virtude de uma tuberculose 13 anos depois do casamento. A mesma doença que provocou a morte da mãe do escritor! Essas mortes afetaram… CONTINUE A LEITURA

Share: