Autor de clássicos como Triste Fim de Policarpo Quaresma, o escritor carioca Lima Barreto só foi realmente reconhecido após a sua morte. Sua vida foi bastante sofrida, tendo que lidar com a doença do pai e os problemas do alcoolismo. Descubra nos tópicos a seguir 15 curiosidades sobre esse talentoso e insubstituível escritor.
O nome completo do jornalista e escritor fluminense Lima Barreto era Afonso Henriques de Lima Barreto.
Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro em 1881 e faleceu na mesma cidade em 1922, com apenas 41 anos.
Tanto seu pai quanto sua mãe possuíam antepassados africanos. O pai trabalhava como tipógrafo, e a mãe, como professora.
Sua mãe faleceu quando ele tinha apenas 6 anos de idade, cabendo ao pai a criar sozinho os cinco filhos. Foi em grande parte com a ajuda do padrinho, o Visconde de Ouro Preto, que o jovem Afonso conseguiu uma educação de qualidade.
Cursou engenharia Escola Politécnica, mas teve que abandonar os estudos em virtude dos problemas de saúde do pai (ele tinha sido internado numa instituição para pessoas com problemas mentais), o que o obrigou a sustentar a família.
Tendo que sustentar os irmãos e o pai doente, Afonso passou a escrever para jornais de grande prestígio do Rio de Janeiro. Em virtude da vida difícil que levava – o que inclui a solidão –, virou boêmio e começou a… CONTINUE A LEITURA