Como reconhecer o cio de uma cadela ou gata? Como se comportam algumas fêmeas quando estão no cio? É verdade que as leoas acasalam várias vezes durante o dia? Descubra nas linhas a seguir algumas curiosidades e informações peculiares sobre o cio dos mamíferos. Você certamente achará interessantes.

 

O cio da fêmea do chimpanzé dura nada menos que 34 dias. Nesse período, ela transa cerca de mil vezes (e com diversos machos, cabe aqui chamar a atenção).

 

As leoas são algumas das maiores ninfomaníacas da natureza. Não sem motivos: quando estão no cio, elas podem fazer sexo 140 vezes em apenas um dia. Isso dá mais ou menos uma transa a cada 15 minutos.

 

Uma ovelha é capaz de copular 170 vezes em cada período de cio, e sempre com carneiros diferentes.

 

Girafas machos mantém um comportamento bastante peculiar para descobrir se existe alguma fêmea no cio: ele bebe a urina das fêmeas próximas. Mas… na hora de copular, elas dão preferência para o macho com o pescoço mais longo!

 

Guando está no cio, a fêmea do guepardo emite sons peculiares para chamar a atenção do macho. Seu cheiro também muda. O problema é que quando se aproximam, os machos são normalmente recebido com patadas. Acredita-se que é assim que a fêmea descobre qual é mais forte e mais apto para gerar descendência.

 

A reprodução dos ursos-pandas é extremamente difícil. Isso ocorre porque o cio das fêmeas dura somente 72 horas por ano. Para piorar, elas ficam férteis num período ainda mais curto: entre 12 e 24 horas.

 

Outro mamífero com cio bastante curto é o elefante. Ele dura apenas alguns dias. Detalhe: as fêmeas prontas para o acasalamento ficam longe umas das outras. Daí, o macho que consegue caminhar mais consegue se acasalar mais.

 

A égua fica bastante inquieta quando entra no cio. Ela relincha, torna-se intratável e mantém a calda levantada durante a maior parte do tempo. Também urina com maior frequência. O cio dura de 10 a 12 dias e ocorre nos meses mais quentes do ano.

 

A cadela de raça pequena tem o primeiro cio ao seis meses, que a partir de então passa a se repetir duas vezes por ano. Já a gata fica no cio pela primeira vez entre os três e os nove meses.

 

O cio das cadelas varia de raça para raça. Enquanto as raças pequenas iniciam a vida sexual cedo, as grandes demoram até 2 anos.

 

Mas como descobrir se a sua cadela está no cio? Basta prestar a atenção nos mamilos e na vulva, que costumam inchar. Elas também urinam com maior frequência. Embora seja um pouco difícil de detectar, a cadela também apresenta perda de sangue. Assim que termina o sangramento, ela passa a apresentar um comportamento mais carioso, assim como passa a gostar mais de caminhar nas ruas.

 

Quando no cio, a gata costuma andar com o bumbum empinado e o rabo para cima. Ela fica muito agitada, miando quase sem parar. Começa a urinar em outros locais que não seja a caixa de areia. E quando tem a oportunidade, certamente irá para a rua procurar um macho para se acasalar.

 

Fontes: Wikipédia, Guia dos Curiosos, Mega Curioso, Canal do Pet.

 

Share: