As aves evoluíram a partir dos dinossauros. A ciência encontrou centenas de fósseis de dinos de penas, provas incontestáveis do parentesco entre os répteis e as aves.

 

Existem mais de 8.500 espécies de aves em todo o mundo.

 

A ave mais comum do planeta é o frango. Acredita-se que existam 52 bilhões de frangos no mundo, um para cada sete pessoas.

 

As aves urbanas mais comuns em todo o mundo atualmente são o pombo, a andorinha e o pardal.

 

O vocabulário dos papagaios dificilmente ultrapassa 20 palavras.

 

O beija-flor bate as asas 90 vezes por segundo, quatro vezes mais rápido que uma libélula. Ele também é capaz de voar para trás e até de ponta cabeça.

 

Por falar em beija-flor, você sabia que algumas espécies podem voar a até 150 quilômetros por hora?

 

No total, o pavão macho possui duzentas penas longas e coloridas na cauda.

 

O pitohui, um pássaro nativo das florestas da Nova Guiné, é a única ave venenosa do mundo. Ele possui na pele e nas penas uma toxina capaz de causar paralisia em muitos animais.

 

Em algumas culturas, a cegonha representa a fertilidade, enquanto que em outras, é símbolo de boa sorte.

 

A ave com maior bico é o avestruz australiano. O bico pode medir cerca de 50 centímetros, mais ou menos o tamanho do braço de uma pessoa.

 

Avestruzes não enfiam a cabeça num buraco no chão quando estão com medo, mas sim para procurar comida.

 

A ave de rapina mais forte de que se tem notícia é o gavião-real brasileiro, também conhecido como harpia. Ele é capaz de capturar macacos, preguiças e até filhotes de veado.

 

Uma das aves de rapina mais curiosas é o quebra-ossos. Ele espera que as aves carniceiras devorem as carcaças de suas presas para engolir os ossos. O tamanho dos ossos não é problema. O quebra-ossos atira-os ao solo durante o voo e engole os pedaços.

 

A maior ave de rapina do mundo é o condor. Suas asas chegam a medir 3 metros de uma ponta a outra.

 

A menor ave de rapina é o falcãozinho asiático, do gênero Microhierax, que possui de 8 a 13 centímetros de comprimento e… CONTINUE A LEITURA

Share: