A ordem dos primatas inclui os lêmures, os macacos e os seres humanos. Com exceção dos humanos, que ocupam praticamente todo o planeta, além de uma ou outra espécie de macaco, os primatas vivem em regiões tropicais. Descubra através dos tópicos a seguir algumas informações e curiosidade sobre essa ordem.

 

Primatas também animais arborícolas, ou seja, passam a maior do tempo em árvores (humanos e babuínos são exceções). Eles possuem mãos que manuseiam objetos e ajudam a subir em árvores. Outro detalhe é que possuem cérebro grande em comparação com o restante do corpo.

 

A maioria dos primatas vive em regiões tropicais e floresta úmidas. Uma das exceções é o babuíno, que vive nas terras mais áridas da África e da Península Arábica.

 

O mais antigo de todos os primatas é o orangotango. Acredita-se que os ancestrais desse animal tenham surgido há mais de 12 milhões de anos. Os chimpanzés e os bonobos apareceram há pouco tempo: “apenas” 2 milhões de anos.

 

O menor primata do mundo é o társio-das-Filipinas, um animalzinho com apenas 9 centímetros de comprimento e com 200 gramas de peso. Ele é menor do que um sagui.

 

O menor primata do Brasil é o sagui-leãozinho, uma espécie com 15 centímetros de comprimento e cerca de 130 gramas de peso. Acredite se quiser, mas ele parece um macaquinho do tamanho de um dedo.

 

O maior primata é o gorila, uma espécie encontrada nas selvas africanas. Um macho adulto pode alcançar os 2 metros de altura quando de pé e pesar 250 quilos.

 

Os lêmures são primatas encontrados exclusivamente na ilha de Madagáscar, na África. Não é à toa que são os principais coadjuvantes do desenho animado Madagascar.

 

O maior lêmure é o indri, que mede cerca de 70 centímetros de comprimento e pesa 10 quilos.

 

Você sabia que existe uma espécie de lêmure capaz de comer qualquer animal venenoso sem que o veneno faça mal para ele?

 

Existem quase 50 espécies de primatas no continente africano. O maior é o gorila, que, como vimos, podem medir quase 2 metros de altura.

 

Os micos-leões são animais territorialistas e podem defender a sua área em brigas mortais com outros grupos.

 

Formado por até 20 indivíduos, os grupos de micos-leões são liderados por um macho dominante. É ele o reprodutor. Também é ele quem defende o território, mantendo vigilância constante contra… CONTINUE A LEITURA

Share: