Você sabia que lobos conseguem enxergar muitíssimo bem à noite, além de que possuem audição extremamente aguçada? Veja nas próximas linhas 10 curiosidades sobre esses fascinantes animais, parentes muito próximos do cão doméstico.
Lobos são os maiores membros da família dos canídeos, que inclui animais como o coiote, chacal, raposa, cão selvagem e cão doméstico.
Lobos-cinzentos são canídeos de grande porte, com 2 metros de comprimentos e mais ou menos 50 quilos de peso.
O normal é que apenas o macho e a fêmea alfa de reproduzam, gerando filhotes mais fortes e ajudando a limitar o número de crias para a matilha cuidar. Detalhe: são as outras fêmeas do grupo que ajudam a cuidar desses filhotes.
A gestação da loba dura em torno de 65 dias e os filhotes nascem cegos e surdos, além de que pesam somente um quilo.
Os olhos de um filhote de lobo são normalmente azuis, mudando de cor quando ele atinge oito meses de idade.
O lobo-cinzento vive em alcateias com até 20 indivíduos, um bando liderado por uma fêmea e um macho adultos.
Lobos preferem caçar animais de grande porte. Entre um tetraz e um alce, eles optam pelo segundo. O motivo: o alce possui carne suficiente para alimentar o bando inteiro.
Um único lobo é capaz de comer 20 quilos de carne a cada refeição.
Lobos são animais capazes de percorrer longas distâncias, normalmente a 10 quilômetros por hora. Durante uma perseguição, podem correr a mais de 60 quilômetros por hora.
Por que lobos uivam em noites de lua cheia? Porque a luminosidade da lua facilita a caçada noturna. O uivo serve para convocar o grupo para a caçada.
A visão do lobo é extremamente apurada, permitindo-lhe enxergar bem à noite. A audição aguçada faz com que consiga escutar sons inaudíveis para um ser humano, como o cair de uma folha durante o outono.
Lobos são animais extremamente territoriais. Eles marcam seus territórios – que vão de 40 quilômetros quadrados a mais de 1.000 quilômetros quadrados – com urina e fezes. Muitas vezes, uivam só para alertar possíveis grupos rivais quem é que manda no pedaço.
Em cativeiro, os lobos podem viver até 20 anos. Nos ambientes selvagens, no entanto, a vida é bem mais curta. Eles dificilmente ultrapassam os oito anos.
Ao contrário de seus primos cães, os lobos não são recomendados como animais de guarda. O motivo: eles costumam se esconder diante de desconhecidos.
O lúpus, uma doença autoimune comum entre humanos, recebeu esse nome porque dizia-se antigamente que as vermelhidões na pele eram provocados por mordidas de lobos.
Os primeiros desenhos de lobos foram encontrados em cavernas na Europa e possuem em torno de 20 mil anos.
Fontes: Wikipédia, FacRetriever, National Geographic.