O café é uma das bebidas mais consumidas entre os brasileiros. Mas você sabia que a palavra “café” veio do árabe? Sabia que ele se originou na África? E que algumas pessoas tomam café com licor, ou gengibre? Veja nos tópicos abaixo algumas curiosidades surpreendentes sobre ele.

 

A palavra café veio do árabe, provavelmente de Kahoua ou Qahwa (o excitante).

 

O café é originário da Abissínia, região da atual Etiópia.

 

Existem mais de 25 variedades da planta do café, mas apenas duas ou três são comercializadas: o arábica e o robusta. Setenta e cinco por cento da produção mundial é do café arábica.

 

A diferença entre o arábica e o robusta é o que primeiro possui em seu DNA 44 cromossomos, e o segundo, 22.

 

Um cafeeiro vive entre 60 e 70 anos.

 

O primeiro país a cultivar o café para consumo foi o Iêmen, em 575, e a primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla, no ano de 1495.

 

Até o século XVII, apenas os árabes cultivavam o café. O primeiro país do Ocidente a conseguir mudas da planta foi a Holanda. Detalhe: essas mudas estão conservadas até hoje no Jardim Botânico de Amsterdã.

 

Alguns povos acreditam que a borra no fundo da xícara de quem bebeu o café pode revelar seu futuro. Esse tipo de adivinhação é chamada de cafeomancia.

 

O consumo moderado de café pode ajudar na prevenção de várias doenças, do câncer de cólon ao mal de Parkinson.

 

O maior produtor mundial de café é o Brasil, seguido de Vietnã e Colômbia. Uma observação: 25% do café consumido no mundo é… CONTINUE A LEITURA

Share: